Neste domingo (3/12), a TV Cultura transmite o grande confronto da 13ª rodada da Bundesliga, entre Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund. As duas equipes vêm de vitórias na última rodada, tendo o Bayer goleado o Werder Bremen por 3 a 0, e o Dortmund derrotado o Borussia Monchengladbach por 4 a 2. Atuais líderes do campeonato, time sensação da temporada europeia e comandado por um dos treinadores mais cobiçados do continente, o Bayer recebe na Leverkusen Arena um Dortmund que conta com um histórico positivo nas últimas partidas entre os clubes para encostar no topo da tabela. Com narração de Marco de Vargas e comentários de Arnaldo Ribeiro, o pré-jogo abre às 13h15 e a bola rola às 13h30, na Cultura.
A temporada do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso é impressionante: invicto há 18 jogos, em todas as competições que está disputando; 64 gols marcados, apenas 14 sofridos. Só no campeonato nacional, são 11 vitórias e só um empate, tendo vencido todas as seis partidas que disputou em casa. É o time com o melhor aproveitamento das cinco principais ligas europeias, e a fase gerou até especulações sobre um possível interesse do Real Madrid nos serviços do comandante dos Leões – considerando outro rumor sobre a possível ida do atual treinador dos Merengues, Carlo Ancelotti, para a Seleção Brasileira. A invencibilidade do time ainda vai ser testada no meio de semana, quando a equipe joga pela UEFA Europa League, e o Bayern de Munique, com 32 pontos, pode ultrapassar os 34 pontos do Leverkusen na tabela, em partida a ser disputada no sábado. Tudo aponta para uma semana decisiva para o clube.
O Borussia Dortmund vive fase menos avassaladora do que os rivais deste domingo, muito em função da atenção dividida pelas competições que está disputando. Em 4º lugar na Bundesliga, com 24 pontos, a equipe lidera com sete pontos o grupo da morte da UEFA Champions Legue, composto por Paris Saint-Germain, Newcastle United e Milan, time que os Aurinegros enfrentam no meio de semana. Mas, mesmo com o desgaste causado pelo alto nível do grupo na Champions, o Dortmund espera estragar a festa do Bayer e conta com as estatísticas ao seu favor: nos últimos cinco jogos contra o time de Leverkusen, venceu quatro – incluindo o último confronto entre os dois, em que bateu o adversário por 2 a 0. Será que vai ser o suficiente para parar o time do momento? Só ligando na tela da Cultura para descobrir!