O episódio inédito do Canto e Sabor do Brasil que a TV Brasil leva ao ar neste domingo (26), às 11h30, traz um bate-papo com a Banda de Pífanos de Caruaru. Ao longo do programa, o apresentador Paulinho Del Ribeiro também prepara no velho fogão à lenha um chambaril com macaxeira, feijão verde e jerimum.
Durante a atração da emissora pública, a banda interpreta: “Vira Folha” (José Biano / Sebastião Biano), “Marina” (João Biano), “Petrolina-Juazeiro” (Jorge de Altinho), “Forrozear” (Geraldo Azevedo / Carlos Fernando), “Pipoca Moderna” (Caetano Veloso / Sebastião Biano) e “Pagode Russo” (Luiz Gonzaga / João Silva).
Conjunto de música instrumental regional do Nordeste brasileiro composta por pífanos e percussão, a Banda de Pífanos de Caruaru foi formada em 1924 no sertão de Alagoas, por Manuel Clarindo Biano e Benedito Clarindo Biano. É um dos grupos mais antigos em atividade, e um dos conjuntos instrumentais mais tradicionais do Brasil. Os integrantes mais novos são todos filhos e sobrinhos dos primeiros fundadores. Seus primeiros discos foram gravados em 1971.
A sonoridade única da banda foi descoberta por alguns astros da MPB, como Gilberto Gil, que gravou "Pipoca Moderna" em seu disco “Expresso 2222”, de 1972. Em 1999 a gravadora Trama lançou um CD da Banda de Pífanos, “Tudo Isso É São João”, com repertório basicamente junino. Em 2004, o grupo recebeu o prêmio de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras na 5ª edição do Grammy Latino.
Ainda no programa de domingo, o cantor Fernando Pavoni interpreta a música “Rumo a Goiânia” no quadro “Abrindo a porta da cozinha para novos talentos”. Novidade da terceira temporada de Canto e Sabor do Brasil, o quadro conta com a participação do público, que pode se inscrever para tocar ou cantar no programa.
Sobre o programa
Com exibição semanal na TV Brasil, aos domingos, às 11h30, o programa Canto e Sabor do Brasil é apresentado por Paulinho Del Ribeiro. A atração conta com a boa música nacional e sertaneja, a culinária típica regional, causos, poemas escolhidos de autores nacionais, curiosidades e riquezas do folclore brasileiro.
Na cozinha de uma fazenda colonial, o apresentador - que também assina a criação e a direção artística do programa - recebe grandes nomes da música brasileira para um almoço e um bate-papo descontraído. O próprio Paulinho del Ribeiro prepara a comida em um típico fogão a lenha.