Upfront Globo 2024: oportunidades do Plim ao Play

Foto: Globo/Bob Paulino

Na noite desta quinta-feira, dia 19, a Globo reuniu cerca de mil convidados no Memorial da América Latina, em São Paulo, para apresentar as principais novidades da empresa em 2024 e discutir a evolução da publicidade. Mais do que um grande espetáculo, o Upfront Globo 2024 refletiu sobre as novas formas de consumo, cada vez mais conectado, a convergência das telas e as possibilidades da publicidade no ambiente desafiador de atenção pulverizada.

“Esses últimos anos têm sido muito importantes para nós. Fortalecemos nosso mix de negócios. Hoje a Globo oferece uma combinação de plataformas e um portfólio de produtos e de soluções que ninguém mais tem no mercado. Temos o alcance da TV aberta, a diversidade dos nossos canais por assinatura, a vitalidade das nossas plataformas digitais e a maior plataforma de streaming brasileira. O Globoplay, que vai fazer 10 anos, já é a plataforma de vídeo online com maior tempo médio de consumo diário em TVs do Brasil”, disse Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, ao dar as boas-vindas ao público. “O conteúdo brasileiro está no centro de tudo que fazemos. A Globo investe 5 bilhões de reais por ano em conteúdo e tecnologia. Um investimento aqui no Brasil, para os brasileiros. Para fazer do nosso país o protagonista dessa indústria”.

Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade, reiterou que a eficiência da comunicação em um ambiente de atenção pulverizada não se limita mais apenas à exposição das marcas. “Hoje, o sucesso da boa comunicação está em encontrar os melhores espaços, desde que contextualizados ao conteúdo que o consumidor escolheu assistir. Na jornada de transformação da Globo, o Globoplay se tornou a casa dos nossos conteúdos no ambiente digital. Assim toda a força do nosso conteúdo, que já fala com muitos na TV de largo alcance, chegando a 76 milhões de pessoas por dia, está disponível também no digital, onde é possível falar diretamente com o consumidor que as marcas buscam, de maneira contextualizada ao conteúdo que ele escolheu assistir”, explicou, comentando que, desde o início do ano, a Globo concluiu a expansão do sinal simulcasting da TV Globo no Globoplay para todo o país. “Só essa expansão, já fez o consumo da TV Globo aumentar em 60% no Globoplay. E veja que interessante: a audiência das duas transmissões são altamente complementares. No broadcast, 48% da audiência da TV Globo é de pessoas até 49 anos. No streaming, esse número salta para 81%”.

Presente em 60% das casas brasileiras, a TV conectada praticamente dobrou de tamanho nos últimos cinco anos. Esse cenário de conexão favorece a proposta de valor da Globo para o mercado: criar formatos que combinem a força do conteúdo da Globo com as possibilidades do digital. “Neste Upfront, apresentamos ao mercado o Binge Ads, formato perfeito para quem curte maratonar conteúdos no streaming, e lançamos 4 novos canais FAST. Eles se unem às soluções exclusivas que já tínhamos apresentado no evento do ano passado, o Globo DAI e o Pause Ads. Vamos evoluir sem parar em novas maneiras de levar a mensagem de nossos parceiros de maneira fluida para a jornada desse consumidor brasileiro, que conhecemos tão bem”, garantiu, antes de convidar o público a acompanhar o show de novidades de 2024.

Um vídeo, com a participação de vários artistas da Globo como Adriana Esteves, Rafael Portugal, Andre Rizek, Joao Vicente de Castro, Juan Paiva, Bella Campos, Robson Nunes e Leilane Neubarth, contou a jornada de transformação da Globo nos últimos anos, que criou o mix de negócios com uma combinação imbatível de plataformas da TV aberta, da TV por assinatura, do streaming e do digital. Em seguida, um musical, protagonizado por Letícia Colin e Nicolas Prattes, mostrou que não é mais preciso escolher: na Globo, o público encontra o melhor dos dois mundos: do conteúdo linear e sob demanda. Esteja ele no broadcast ou na internet. Do Plim ao Play.

Neste momento, o encantamento tomou conta do Upfront Globo, com shows, atrações e novidades que prometem surpreender ao público e às marcas. Uma experiência completa, com histórias de qualidade, distribuídas em espaços seguros e capazes de despertar atenção e engajar ainda mais os brasileiros em 2024!

William Bonner, Renata Vasconcellos e Natuza Nery falaram do compromisso inegociável do jornalismo da Globo com a verdade dos fatos, que leva informação a mais de 110 milhões de brasileiros por semana. “Só na TV aberta ficamos mais de dez horas por dia no ar”, pontuou Renata Vasconcellos. “Na Globonews, são 24 horas no ar, sete dias por semana”, complementou Natuza. Maju Coutinho e Poliana Abritta também destacaram os 50 anos do Fantástico, que ajudaram a contar a história do mundo e a escrever a crônica da sociedade brasileira. Só este ano, o programa já alcançou mais de 145 milhões de pessoas. São 16 milhões de pessoas por minuto, todos os domingos, o que garante espaço de destaque para o lançamento das campanhas das marcas.

Tadeu Schmidt contou que vai comandar um programa diário, ao vivo, nas noites da TV Globo durante os Jogos Olímpicos de Paris, ao lado da campeã olímpica Fernanda Garay. Em 2024, serão 19 dias de intensa cobertura, em todos os canais e plataformas da Globo com mais de 100 comentaristas. Na TV Globo, 200 horas de transmissão, nas faixas da manhã e da tarde. No sportv, 24 horas de transmissão em 4 canais, com transmissões em 4k e um programa diário, Ça Va Paris, comandado por André Rizek. No Globoplay, 45 sinais ao vivo para maratonar e acompanhar tudo que quiser. E no ge, o público não vai perde nenhuma informação. Tudo em tempo real.

Na sequência, Luís Roberto, Renata Silveira e Luiz Carlos Júnior entraram em campo para falar sobre a paixão dos brasileiros pelo futebol: 93% dos brasileiros acompanham futebol na Globo. Renata destacou que os principais campeonatos de clubes brasileiros, do futebol masculino e feminino, estão na Globo, seja na TV Globo, no sportv, no Premiere, no Globoplay e no ge.

O palco do Upfront revelou os apresentadores dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo para 2024: Karine Alves, Alex Escobar e Milton Cunha vão comandar a transmissão da maior festa popular do país na TV Globo. O Carnaval Globeleza terá um novo desenho artístico, com ainda mais show, entretenimento e interatividade em 2024. As novidades começam pela música, cantada nas vozes de Alcione e Ludmilla. A cobertura multiplataforma do evento na Globo terá muito mais oportunidades para as marcas em toda a avenida, no estúdio, na concentração, nas arquibancadas, nos camarotes e nos bastidores. O tradicional Desfile das Campeãs terá a cobertura e exibição no Multishow.

Ana Maria Braga e Felipe Bronze destacaram as muitas opções de gastronomia do cardápio da Globo: na TV Globo, no GNT, no Globoplay e no Receitas Fast e Receitas.com. Como o The Taste Brasil, Que Seja Doce e o Mais Você. Um prato cheio para as marcas.

Taís Araújo e Sabrina Sato deram início às apresentações dos realities contando as grandes novidades do ‘The Masked Singer Brasil’: Paulo Vieira e José Loreto se juntam ao time do reality, como novos jurados na missão de descobrir quem está por trás das máscaras. Sob o comando de Ivete Sangalo, a próxima edição terá ainda Kenya Sade fazendo as investigações frente a frente com os mascarados como apresentadora de bastidores. No palco do Upfront, outro spoiler: Cuco e Mc Porquinha, duas fantasias da próxima edição.

Depois de um vídeo que mostrou os números grandiosos de audiência, engajamento e resultados do BBB, Boninho contou uma das principais surpresas do ano: o novo reality que promete aquecer o mercado no segundo semestre de 2024. Um formato inédito, original Globo, multiplataforma, que envolve duas grandes paixões nacionais: música e reality show de confinamento. O novo programa será ao vivo, terá exibição na TV Globo, com desdobramentos no Multishow e transmissão 24 horas no Globoplay. Diferentes fases e dinâmicas prometem movimentar a moradia dos músicos, que vão viver diante do público várias etapas da construção de suas carreiras enquanto enfrentam os desafios da convivência diária em confinamento.

Na sequência, as conversas sobre educação foram destaque no Upfront. Larissa Luz, cantora e embaixadora do Movimento LED, falou sobre a relevância do projeto. “O LED é uma premiação anual, que vira um programa na TV Globo, um festival que gera conversas e uma plataforma para troca de experiências”. Xuxa subiu ao palco para garantir que o Criança Esperança, projeto que já beneficiou mais de 4 milhões de jovens ao longo dos anos, terá o mesmo formato de show em 2024 e que ela é presença garantida!

Marcos Mion e Kenya Sade apresentaram as novidades nas transmissões de festivais de música na Globo, a melhor área VIP para o público: ‘Festival de Verão’, ‘Circuito Sertanejo’, ‘Lollapalooza’ e o ‘Rock’n’rio’, que completará 40 anos de história. Ao som do piano, Luiza Sonza cantou uma versão de “Love of My Life”, do Queen.

Paulo Vieira voltou ao palco para lembrar que, quando o assunto é variedades, o que não falta é oportunidade para as marcas em todas as plataformas Globo! Ele garantiu a nova temporada do ‘Avisa Lá Que Eu Vou’, do GNT e quadro do Fantástico, e chamou Luciano Huck, em vídeo, para anunciar uma grande mudança no próximo ano: ‘Domingão com Huck’ em dose dupla na programação da TV Globo a partir de abril, com a estreia do Brasileirão, antes e depois do futebol. Em seguida, Patricia Poeta, Maria Beltrão e Serginho Groisman subiram ao palco para apresentar as novidades que vão das Super Manhãs até Altas Horas. Marcos Mion, Fernanda Paes Leme, Fabio Porchat, Pedro Bial participaram em vídeo para falar de seus programas.

Relembrando a clássica abertura de ‘Renascer’ - que ganha uma releitura a partir de janeiro na faixa das 21h da TV Globo - um jequitibá cenográfico apareceu no palco do Upfront. Sophie Charlotte lembrou que a novela mora na memória afetiva do brasileiro, mas agora será reescrita no tempo em que estamos. Uma megaprodução dos Estúdios Globo de um clássico de Benedito Ruy Barbosa, com releitura de Bruno Luperi e direção de Gustavo Fernandez. E um elenco de peso: Humberto Carrão, Marcos Palmeira, Sophie Charlotte, Juliana Paes, Antonio Calloni, Enrique Diaz, Juan Paiva, Irandhir Santos, Xamã e muitos outros.

Boas histórias e a arte de emocionar. Os atores Cauã Reymond, Leticia Colin e Nicolas Prattes contaram sobre as outras novidades da Dramaturgia da Globo. Com um brinde à brasilidade, um vídeo apresentou alguns Originais do Globoplay para 2024, com spoilers para 2025, de todos os gêneros e gostos, com drama, ação, aventura, suspense, romance, em novelas, séries e documentários. Entre as estreias para o ano que vem estão as novas temporadas de Os OutrosEncantadosRensga HitsA Divisão e As Five. Ainda em 2024 a plataforma lançará O Jogo que Mudou a HistóriaCiladaCosme e Damião Quase SantosSócrates BrasileiroJustiça 2 Dr4gon. Para 2025, estão previstas a novela Guerreiros do Sol e a série Espécie Invasora. Ainda sem data prevista de estreia, ‘Para Sempre Tão Bom - Paquitas’, documentário Original Globoplay com cinco episódios.

Encerrando o grande espetáculo do Upfront Globo 2024, todos os artistas se juntaram no palco para aplaudir os convidados do mercado publicitário. E a cantora Ludmila cantou em um pocket show vibrante e repleto de energia exclusivo para o evento.

O evento foi transmitido na íntegra e ao vivo pelo Globoplay. A gravação e as novidades, em detalhes, estão disponíveis no Portal Globoads.
Upfront Globo 2024: oportunidades do Plim ao Play Upfront Globo 2024: oportunidades do Plim ao Play Reviewed by Pablo on outubro 19, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.