O longa-metragem nacional "Castanha" (2014) estreia na programação da TV Brasil nesta sexta (20), às 21h, na sessão de cinema da emissora pública. Primeiro longa-metragem dirigido pelo cineasta Davi Pretto, o filme foi lançado na mostra Fórum, do Festival de Berlim. O título fica disponível no app TV Brasil Play.
A sensível e forte película intensifica sua dramaticidade ao revelar uma trama que se apresenta entre a ficção e o documentário. A produção conquistou o Prêmio de Melhor Filme, na mostra Novos Rumos, do Festival do Rio.
Obteve, ainda, a Menção Especial no Prêmio Feisal Menção Especial, no Bafici, festival de cinema independente de Buenos Aires. Também foi laureada com outros dois reconhecimentos: venceu na categoria Melhor Som, no Festival de Paulínia, e Melhor Ator, no Festival de Las Palmas (Espanha).
O enredo acompanha o ator João Carlos Castanha. Com 52 anos, ele tem uma rotina monótona durante o dia e uma noite mais agitada: atua em peças de teatro e filmes, mas também trabalha na noite de Porto Alegre como transformista em baladas gays.
O personagem vive com a mãe septuagenária, Celina, no subúrbio da capital gaúcha. Solitário, doente e confuso, ele vai deixando de discernir sobre suas escolhas e confunde a realidade vivida com a ficção interpretada.
Em constante dilema, o protagonista percorre a cena underground em uma experiência bem particular familiar e dicotômica que torna a violência intrínseca presente com muita potencialidade. Esse conflito gera inquietações em que a morte salta à tela com sua latência na trágica dinâmica da vida.
Ficha técnica
País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: Drama/Documentário. Direção: Davi Pretto. Produção: Paola Wink. Elenco: João Carlos Castanha e Celina Castanha. Classificação indicativa: 14 anos. 96 min. Inédito