No dia 11 de outubro, às 21h, estreia no Futura a série “A Sustentável Leveza do Ser”. São 13 episódios filmados na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, com paisagens exuberantes, personalidades diversas e reflexões sobre sustentabilidade e a importância da relação respeitosa entre o homem e a natureza.
“A Sustentável Leveza do Ser” está entre as atrações da Faixa Verde, do Futura, faixa temática de programação focada em sustentabilidade e responsabilidade social, sempre às quartas-feiras, das 21h às 0h. A série é uma coprodução entre a Aquarela Midwest, a Fatumbi Films - que têm o cineasta Bruno Fatumbi Torres como sócio - e a Lumiô Filmes, do diretor Leo Bello.
Gestão sustentável da pesquisa à produção
Desde 2020, o produtor Bruno Fatumbi Torres colocou em prática na produção da série os preceitos do Guia de Produção Audiovisual Sustentável, idealizado por ele próprio e organizado pela produtora de impacto Lai Dantas. Um detalhado processo de todas as ações das equipes de filmagem (da pesquisa à produção), resultou em um inventário de emissões de CO2, também conhecido como gás de efeito estufa.
A produtora conseguiu compensar 16,3 toneladas de carbono, com o replantio de 115 mudas de árvores nativas em área de nascentes, em parceria com a Ecooar Biodiversidade, e outras 6,5 toneladas por meio da aquisição de Créditos de Carbono Premium em ação conjunta com a Sustainable Carbon. Isso dá à série o provável título de pioneira entre os programas de TV na compensação de todos os impactos negativos emitidos durante a produção de uma série.
Para chegar a este número, foram contabilizados os gastos com combustíveis, transporte terrestres e aéreos, eletricidade, resíduos sólidos e resíduos orgânicos. Parte da compensação foi investido no projeto social das Cerâmicas Guaraí, Itabira e Santa Izabel, da cidade de Itaboraí, RJ, que tem um projeto de promoção ao desenvolvimento sustentável da comunidade local e emprega mulheres, ex-detentos e pessoas com deficiência, inserindo esses profissionais no mercado de trabalho.
Veja abaixo o resumo de cada episódio da série “A Sustentável Leveza do Ser”, que se estende até janeiro de 2024, sempre às quartas-feiras, às 21h, no Futura:
- A origem da terra - 11/10/2023
Ancestralidade e ativismo são caminhos escolhidos pela comunidade do quilombo Engenho II para uma efetiva preservação ambiental e cultural.
- Manifestação da vida - 18/10/2023
A preparação do berço de uma criança e de um terreno para receber uma semente, mostram como o cuidado e o senso de amor fraterno fortalecem o desenvolvimento da vida.
- Guardiões do Cerrado - 25/10/2023
As reservas particulares naturais e os esforços de seus gestores são protagonistas na defesa da flora e da fauna do Cerrado.
- A transformação pela natureza - 01/11/2023
As vidas de novos e antigos moradores se encontram em um estilo de vida sustentável, por meio da cultura tradicional e da bioarquitetura.
- A arte pela natureza - 08/11/2023
Imersos na natureza, dois artistas treinam seus próprios sentidos e se inspiram para suas criações.
- A natureza holística - 15/11/2023
Dois terapeutas debatem sobre a importância de se relacionar com a natureza para despertar consciência ecológica, humanitária e espiritual.
- A cura pela natureza - 22/11/2023
A manutenção da saúde e preservação da flora estão aqui focadas na catalogação de plantas medicinais do Cerrado, de acordo com conhecimentos populares e científicos.
- A liberdade da retina - 29/11/2023
Acessibilidade e contemplação se entrelaçam para sensibilizar a sociedade sobre a beleza e a defesa do bioma do Cerrado.
- Economia sustentável - 06/12/2023
A agricultura familiar e novas atividades empresariais estão na linha de frente para a valorização e preservação de produtos orgânicos do Cerrado.
- Natureza cíclica - 13/12/2023
As frequências da natureza e as revoluções biológicas da mulher se alinham de forma harmônica no cotidiano de duas mulheres da terceira idade.
- Amigos do Cerrado - 20/12/2023
Uma reflexão sobre como o fogo e o lixo podem ser tanto inimigos quanto amigos do Cerrado, principalmente quando estão nas mãos de quem transforma mentalidades e comunidades.
- Aos outros que virão - 27/12/2023
A esperança para o futuro pode ser moldada por crianças com visão integrada da Natureza.
- A força das águas - 03/01/2024
Mergulhe na visão de mundo de dois gestores ambientais que visam a preservação do berço das águas do centro-oeste brasileiro.