O longa BLACKBERRY chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 12 de outubro, com distribuição da Diamond Films. Inspirado na história do primeiro smartphone do mundo, o filme mostra a jornada da empresa que revolucionou a forma como nos comunicamos, antes de cair na obsolescência.
Aclamado pela crítica internacional com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes, BLACKBERRY tem direção de Matt Johnson, que também assina o roteiro e estrela o filme ao lado de Jay Baruchel e Glen Howerton. Completam o elenco Cary Elwes, Michael Ironside, Michelle Giroux, Rich Sommer, Saul Rubinek e Sunwong Cho.
O roteiro de BLACKBERRY teve como ponto de partida o livro “Losing the Signal: The Untold Story Behind the Extraordinary Rise and Spectacular Fall of Blackberry”. Matthew Miller, que assina o roteiro ao lado de Matt Johnson, conta que entender a melhor forma de contar a história foi um desafio, já que o livro era repleto de detalhes sobre negócios e tecnologia: “Tentamos descobrir quem eram esses homens, o que os motivava, e como eles se relacionavam entre si, para encontrar nosso próprio ponto de vista na história.".
A autenticidade também foi muito importante para BLACKBERRY. Desde o escritório da Research in Motion (RIM), empresa que criou o smartphone, até as tecnologias usadas na época, tudo foi pensado para parecer o mais real possível. “Encontrar tecnologias de 15 a 20 anos que ainda funcionassem foi um desafio", conta o designer de produção Adam Belanger. Foi realizada uma intensa pesquisa e busca por equipamentos com tecnologia considerada de ponta entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000, época em que o filme se passa.