A edição inédita do programa Partituras que a TV Brasil leva ao ar nesta quarta-feira (4), às 22h, apresenta uma performance do Duo Ana de Oliveira e Sérgio Raz. Gravado no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, o concerto traz um repertório dedicado aos principais compositores da Música Armorial, movimento artístico que buscava criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro.
O Armorial foi lançado em outubro de 1970 e englobou diversas formas de arte. Idealizado pelo dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna, o movimento continua exercendo grande influência na cena cultural, intelectual e artística do país.
Durante o programa da TV Brasil, o violino de Ana de Oliveira e a viola de 12 cordas de Sérgio Raz atualizam o legado do Movimento Armorial. Em sua trajetória, o duo - criado em 2018 durante o MIMO Festival em Olinda - aborda um repertório abrangente, com obras de compositores brasileiros como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Villa-Lobos, Música Armorial, música de concerto, música contemporânea e jazz internacional, além de obras autorais de Sérgio. O primeiro álbum da dupla, o elogiado “Carta de Amor e Outras Histórias”, foi lançado em 2019 e é dedicado a composições de Sérgio Raz e Egberto Gismonti.
Cenário do Partituras desta semana, o Centro Cultural da Justiça Federal foi inaugurado em 1909. A construção abrigou a antiga sede do Supremo Tribunal Federal na cidade do Rio de Janeiro até a década de 1960, quando a capital do país foi transferida para Brasília. O prédio histórico, projetado por Adolpho Morales de los Rios, é um dos mais importantes testemunhos da arquitetura eclética no Brasil.
Sobre o Partituras
O programa da emissora pública busca democratizar o acesso à chamada "grande música" com espetáculos semanais na televisão aberta. Nesta nova leva de episódios inéditos, conjuntos musicais interpretam repertórios exclusivos para a atração em ambientes de beleza arquitetônica e grande relevância histórica.
Além das performances, o público poderá conferir um pouco mais sobre os autores e músicas executadas, e também sobre o ambiente onde se realiza o concerto. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador, que pode conhecer a trajetória dos artistas, descobrir aspectos interessantes sobre as obras e saber curiosidades da locação.