A produção "Ela Volta na Quinta" (2014), drama nacional que marca a estreia do cineasta André Novais Oliveira na direção de um longa-metragem, é o destaque da sessão de cinema da TV Brasil neste sábado (28), às 14h.
Premiado em festivais, o filme inédito na emissora traz um toque documental para a dramaturgia. A perspectiva autoral comove pelo humanismo que a trama confere aos personagens. A obra em cartaz na programação do canal público também pode ser vista no app TV Brasil Play.
O enredo combina linguagens para contar uma narrativa que parte da realidade ao apresentar os dilemas da história ficcional de uma família. A película reflete sobre a crise no relacionamento de um casal, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Panorama sobre conflitos de um casal
O filme mostra os desafios no cotidiano dos idosos Maria José e Norberto que vivem juntos há 35 anos. A possível separação do casal afeta a rotina dos filhos que estavam em vias de finalmente sair de casa. Para realizar a produção, o diretor André Novais Oliveira utiliza seus próprios parentes como protagonistas e ele mesmo integra o elenco principal da trama.
O longa segue a linha dos curtas-metragens "Fantasmas" (2010) e "Pouco Mais de um Mês" (2013), produções do cineasta em que a direção é centrada em planos simples e nos diálogos naturalistas que surgem da rotina dos personagens baseados em pessoas reais.
A câmera do drama "Ela Volta na Quinta" opera como narrador onisciente da cena. Essa transparência se destaca na afetividade apresentada nos planos ao mesmo tempo em que amplia a noção de intimidade com os protagonistas.
Bastante desgastado pelo tempo, o relacionamento do par central da trama está em crise profunda. Maria José, mesmo com problemas de saúde, resolve fazer uma viagem para Aparecida do Norte, como forma de avaliar se o divórcio é mesmo a melhor solução.
Norberto por sua vez fica e é confrontado dentro do seu relacionamento extraconjugal. A relação de Maria José e Norberto influencia a vida de seus filhos, Renato e André. Enquanto Renato pensa em casar e ter filhos com sua esposa, André só quer sair de casa e morar com sua namorada.
Reconhecimento com prêmios nacionais
O longa "Ela Volta na Quinta" foi contemplado com diversas premiações. A película obteve destaque com a conquista de Melhor Filme na Semana dos Realizadores, categoria em que também foi laureado na Mostra Olhares Brasil no Festival Internacional de Curitiba e no X Panorama Coisa de Cinema, em Salvador.
Entre outros reconhecimentos, a produção recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Vitória. O filme "Ela Volta na Quinta" ainda ganhou distinções no Festival de Brasília nas categorias Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.
Ficha técnica
País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Drama. Direção: André Novais Oliveira. Produção: Thiago Macedo Correia. Elenco: Maria José Novaes, Norberto Oliveira, Renato Novaes, André Novais Oliveira, Elida Silpe. Classificação indicativa: 12 anos. 107 min. Inédito