Pular para o conteúdo principal

Caminhos da Reportagem revela situação de brasileiros sem documentos

Foto: Divulgação/TV Brasil

O programa Caminhos da Reportagem, que a TV Brasil exibe neste domingo (29), às 22h, revela que o Brasil não sabe quantas pessoas vivem sem documento em seu território. A última vez que o país estimou o número de crianças e adultos sem certidão de nascimento, sem a qual não é possível tirar nenhum outro documento, foi na Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD) em 2015. Eram então 3 milhões de pessoas.

Para a juíza Raquel Chrispino, representante do Poder Judiciário no Comitê Gestor Estadual de Erradicação do Sub-Registro e Acesso à Documentação Básica no Rio de Janeiro, essa é uma situação que precisa ser visibilizada. “O que eu posso dizer empiricamente, como juíza no Rio de Janeiro, é que são milhares. Eu diria até que toda pessoa que está em situação de exclusão tem problema documental”, enfatiza Chrispino.

Ainda hoje é fácil encontrar esses brasileiros no centro do Rio de Janeiro, à procura de atendimento no ônibus da Justiça Itinerante especializado na erradicação do sub-registro de nascimento. Josiene Ferreira dos Santos, moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, levou a filha Yasmin, de 17 anos, para fazer o registro civil. A adolescente não pôde tomar as vacinas contra a Covid, nem se matricular no curso de trancista. “É muito ruim porque eu quero fazer o curso, eu quero trabalhar e não consigo porque eu preciso dos meus documentos”, lamenta Yasmin.

Sem a certidão de nascimento, o acesso às políticas públicas de saúde, educação e bem-estar social é limitado. Não é possível se aposentar, receber Bolsa Família, por exemplo, tampouco viajar de ônibus ou avião. Ao morrer, o indocumentado é enterrado como indigente. “Não ter documentos é estar relegado a uma situação de invisibilidade social”, afirma a jornalista e professora da UERJ, Fernanda da Escóssia, autora do livro “Invisíveis, uma etnografia sobre brasileiros sem documento”.

O problema do pedreiro e pintor Josuel Santana, de 63 anos, é o acesso à segunda via da certidão de nascimento. Tendo nascido em Pernambuco e migrado para o Rio de Janeiro na juventude, ele foi assaltado e teve a certidão e o RG roubados em 1996. Desde então ele busca sem sucesso localizar o registro civil. “Vivo quebrando a cabeça com isso, gastando dinheiro que não tenho e ninguém resolve nada”, reclama.

A juíza Claudia Motta, coordenadora do ônibus, diz que a situação é bastante comum. E aponta que uma das maiores barreiras é a chamada “síndrome do balcão”. “É quando a pessoa chega no balcão e recebe aquela resposta: não é aqui. No nosso caso, não. É aqui. De alguma maneira a gente vai resolver porque é a nossa obrigação”, afirma.

Quanto ao registro de crianças, o Brasil tem avançado. De acordo com as Estatísticas do Registro Civil, divulgadas anualmente pelo IBGE, o índice de sub-registro de nascimento no país caiu de cerca de 20% para 2,59% em pouco mais de vinte anos. O dado se refere à estimativa de bebês até os 15 meses de vida não registrados.

Uma das apostas para erradicar o sub-registro é levar os cartórios para dentro das maternidades. Segundo a Corregedoria Nacional de Justiça, 1.114 unidades de saúde do país oferecem aos pais a oportunidade de registrar os filhos antes de voltarem para casa. Foi assim com outra Yasmin, que ganhou certidão, RG e CPF no segundo dia de vida. “É muito bom sair daqui já com tudo certinho, tudo pronto”, comemora o pai, Felipe de Carvalho Ferreira.

As disparidades regionais fazem com que as dificuldades aumentem em locais onde as pessoas precisam percorrer longas distâncias para ter acesso aos órgãos emissores de documentos. É o que muitas vezes prejudica a documentação de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. O que tem feito a diferença nesses casos é o trabalho da justiça itinerante e a realização de mutirões.

A coordenadora-geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Tula Brasileiro, explica que está sendo empreendido um esforço para a retomada do Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-Registro de Nascimento, firmado em 2007, e que envolve o diálogo entre o poder executivo, o sistema de Justiça e a sociedade civil para enfrentar “isso que a gente pode dizer uma indecência, uma barbárie, você ainda ter pessoas sem registro de nascimento.”

A dona de casa Monica da Silva, que chegou a ficar em situação de rua, já tinha completado cinquenta anos quando pegou a certidão de nascimento nas mãos pela primeira vez. “Eu fiquei muito feliz, passei a ser alguém na vida. Porque eu não era ninguém, né? Agora recuperei minha dignidade.”


Ficha técnica

Reportagem: Ana Passos

Reportagem cinematográfica: Ronaldo Parra e Rodolpho Rodrigues

Auxílio técnico: Adaroan Barros, Cláudio Tavares e Yuri Freire

Produção-executiva: Elisabete Pinto

Produção e edição de texto: Ana Passos

Edição de imagem e finalização: Eric Gusmão

Apoio Brasília: Tiago Bittencourt, André Rodrigo Pacheco e Alexandre Souza

Arte: Alex Sakata e Caroline Ramos

Música-tema: Ricardo Villas


Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site https://tvbrasilplay.com.br/.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira os filmes que serão exibidos na Band entre os dias 02 a 08 de setembro

Foto: Divulgação SINOPSES / SEGUNDA - FEIRA - 02/09/2024 SESSÃO ESPECIAL AS PALAVRAS (The Words) DRAMA, 2012, USA, 01:34:41, 12 ANOS Diretor: BRIAN KLUGMAN Elenco: DENNIS QUAID, BRADLEY COOPER, ZOE SALDANA Rory é casado com Dora e trabalha em uma editora de livros. Um dia, em uma loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com várias folhas. Rory começa a ler e logo não consegue tirar a história da cabeça. Ele resolve transcrevê-la para o computador, e a apresenta como se fosse seu livro. SINOPSES / QUARTA - FEIRA – 04/09/2024 CINE CLUBE O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO (My Best Friend's Wedding) ROMANCE, 1997, USA, 01:40:29, 12 ANOS Diretor: P.J. HOGAN Elenco: JULIA ROBERTS, DERMOT MULRONEY, CAMERON DIAZ Julianne e Michael combinaram que, se ambos continuassem solteiros quando completassem 28 anos, se casariam. Julianne recebe um telefonema do amigo anunciando o seu casamento e descobre que ainda continua apaixonada por ele. SINOPSES / SÁBADO – 07/09/2024 E

Confira a programação do SBT entre os dias 02 a 08 de setembro

(Foto: Divulgação) Segunda-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 11h30 CHEGA MAIS NOTÍCIAS 13h00 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 13h10 CHEGA MAIS NOTÍCIAS - Continuação 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 131 14h30 QUANDO ME APAIXONO cap. 36 15h30 CONTIGO SIM cap. 95 16h15 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 20h40 SBT BRASIL - Continuação 20h45 A CAVERNA ENCANTADA cap. 26 21h30 AS AVENTURAS DE POLIANA cap. 146 22h15 PROGRAMA DO RATINHO 23h30 ARENA SBT 00h45 THE NOITE COM DANILO GENTILI 01h30 OPERAÇÃO MESQUITA 02h00 SBT PODNIGHT Flow 02h45 SBT NEWS NA TV Terça-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 11h30 CHEGA MAIS NOTÍCIAS 13h00 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 13h10 CHEGA MAIS NOTÍCIAS - Continuação 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 132 14h30 QUANDO ME APAIXONO cap. 37 15h30 CONTIGO SIM cap. 96 16h15 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA 20h40 SBT BRASIL - Continuação 20h45 A CAVERNA EN

'Bake Off Brasil - Mão na Massa' estreia hoje no Discovery Home & Health

Clique  aqui  para assistir ao trailer A nova temporada do reality show culinário de sucesso  BAKE OFF BRASIL - MÃO NA MASSA  estreia na  Discovery Home & Health  hoje, dia 16, às 21h. O programa, que também está disponível na  Max , conta com 19 episódios de 90 minutos cada, que serão disponibilizados semanalmente no canal e na plataforma de streaming. A atriz e humorista Fabiana Karla é a apresentadora da décima edição do  BAKE OFF BRASIL - MÃO NA MASSA . No júri, estão Carole Crema, famosa chef confeiteira e empresária, e André Mifano, renomado chef reconhecido por sua abordagem inventiva na gastronomia. Durante a temporada, 18 competidores de vários estados do Brasil disputarão o título de melhor confeiteiro amador do país. Eles enfrentarão provas inovadoras, com receitas doces e salgadas. Na Max, o terceiro episódio estreia na próxima segunda-feira, 19 de agosto, com uma prova criativa que vai provocar os confeiteiros amadores a levarem a melhor combinação de sabor

Diversão garantida, SBT PodNight estreia “Ninho Da Coruja” em sua programação

(Divulgação/SBT) Na madrugada  desta segunda-feira (02),  os principais podcasts do Brasil tem um encontro marcado com o público do  SBT.  Da internet para as telas da TV,  Flow, Venus, Papagaio Falante  e  PodC Mais  continuam   destacando   as maiores curiosidades das celebridades e, para integrar no time de sucessos,  Ninho Da Coruja  estreará, nas quartas, episódios inéditos na programação do canal.  Veja a grade: Segunda-feira (02/09/2024) – Flow com Douglas Flamino (Divulgação/Flow) Nesta edição do  Flow, Igor Coelho  recebe  Douglas Flamino . Criador do canal “Experiência Flamino”, acumula seguidores ao realizar experimentos ligados ao espiritual em si mesmo. No podcast, o convidado destaca seus conhecimentos em hipnose, viagem astral e muitos outros. Terça-feira (03/09/2024) – Venus com Natália Rosa e Sofia Starling (Divulgação/Venus) Formando par romântico na série  Xeque Mate ,  Natália Rosa  e  Sofia Starling  se consagraram nas redes como

Confira a programação da TV Globo entre os dias 31 de agosto a 06 de setembro

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 31/08/2024 04:00 Corujão I - Minority Report - A Nova Lei 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 13:00 Horário Político 2024 13:10 Praça TV - 1ª Edição 13:20 Globo Esporte 13:40 Jornal Hoje 14:20 Edição Especial - Cabocla 14:45 Sessão De Sábado - Um Presente para Helen 16:20 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Horário Político 2024 20:40 Jornal Nacional 21:30 Renascer 22:40 Estrela da Casa 23:20 Altas Horas 01:10 Supercine - De Volta Para Casa 02:50 Família é Tudo 03:25 Comédia Na Madruga I Domingo, 01/09/2024 04:10 Corujão I - A Era Do Gelo: O Big Bang 05:45 Santa Missa 06:35 Globo Comunidade 07:05 Peque