Nesta quinta-feira (21/9), às 9h, será celebrada a Missa da Acessibilidade, com transmissão pela TV Aparecida. A celebração tem como finalidade comemorar os 10 anos da implantação do sistema de Audiodescrição, ao vivo, na televisão brasileira, feita pela emissora de Nossa Senhora.
O marco deste pioneirismo da TV Aparecida ocorreu na 1ª Missa da Acessibilidade, na 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência no Santuário Nacional, estendendo-se posteriormente a outros programas do canal. O dia exato do lançamento foi em 22 de setembro de 2013, data mais próxima do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no dia 21 do mesmo mês.
O recurso da Audiodescrição (AD) transforma as imagens da TV em palavras, narrando todos os elementos da cena, ao vivo, com riqueza de detalhes, permitindo a construção de imagens mentais aos que possuem deficiência visual.
Flávia Machado, Coordenadora de Acessibilidade da TV Aparecida, fala do importante passo dado pela emissora:
“A TV Aparecida, em parceria com as audiodescritoras, Lívia Motta e Fátima D’Angelo, da ‘Ver com Palavras’, mostrou, em 2013, que era possível, sim, transmitir audiodescrição ao vivo na televisão. Naquela época, a audiodescrição ainda era novidade nas tevês e só era feita em modo pré-gravado. Disponibilizar a audiodescrição ao vivo e o Closed Caption nas Missas, que teve a 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência, mostrou que tanto o Santuário Nacional quanto a TV Aparecida queriam, e continuam querendo, que a mensagem de Jesus chegue à mais pessoas, respeitando os seus modos de assistir à televisão. De lá pra cá, a TV Aparecida ampliou os recursos de acessibilidade na sua programação e continua fazendo missas acessíveis, como essa, no dia 21 de setembro, em Ação de Graças ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e também no dia 12 de outubro, durante a Festa da Padroeira.”
Sobre a percepção do público, Paulo Borsatti, Gerente de Engenharia e Operações da Rede Aparecida de Comunicação, avalia:
“É muito importante a execução desse serviço! Recebemos o feedback dos nossos telespectadores agradecendo. Relatam que sentem estar presentes na Casa da Mãe”, diz ele, acrescentando: “É gratificante para a nossa TV e para os colaboradores do setor a realização, com excelência, do serviço de acessibilidade para as pessoas que precisam”.
É com grande alegria que a TV Aparecida e o Santuário Nacional se unem para comemorar este importante marco que, além de promover o respeito e a inclusão, transpõe barreiras para levar a mensagem da Mãe Aparecida aos lares brasileiros.
Além de seus canais abertos e por assinatura, o público também poderá acompanhar a Missa da Acessibilidade e toda programação da TV Aparecida, ao vivo, pelo site a12.com/tv, através do www.youtube.com/tvaparecida e ainda no Aplicativo Aparecida.