No dia 1º de outubro (domingo) é celebrado o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Essa parcela da população faz do Brasil a sexta nação do mundo com o maior número de pessoas longevas, segundo a OMS. Em alusão à data, o SescTV exibirá uma seleção com série e filmes que inspiram reflexões sobre a velhice. https://www.sesctv.org.br/noar
O episídio Velhice Hoje, da série Envelhecer, com direção de Claudia Erthal e Paulo Markun, será exibido às 18h. Baseado em um conjunto de entrevistas, o programa reflete sobre as pessoas velhas do século 21 e como elas podem ter o controle do próprio processo de envelhecimento, além de investigar os grandes desafios dessa etapa da vida.
No filme O desaparecimento de minha mãe, com direção de Beniamino Barrese, que será exibido às 19h, Benedetta Barzini, uma das foto modelos italianas mais icônicas da década de 60 e ativista do movimento feminista, deseja não ser mais fotografada. Aos 75 anos, o seu cansaço pela representação de papéis é motivado por um desejo de escapar do mundo das imagens, deixando tudo para trás. Enquanto a também jornalista toma essa decisão, o seu filho quer registrar a despedida da vida pública da mãe e captar a sua natureza livre.
Já o documentário Paraíso, dirigido por Sérgio Tréfaut, será exibido às 22h. O filme retrata com sensibilidade a maneira como a pandemia impactou a vida dos mais velhos, sobreviventes de um Brasil de outros tempos. Ao cair da tarde, homens e mulheres quase centenários se reúnem todos os dias para cantar antigas canções de amor nos jardins do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. As filmagens foram interrompidas em março de 2020, quando fecharam os jardins onde esta população se reunia. As suas vidas e os seus cantos foram subitamente interrompidos pela pandemia de coronavírus.
SERVIÇO:
DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS
https://www.sesctv.org.br/noar
Envelhecer – Velhice Hoje: dia 1/10, às 18h
Documentário O Desaparecimento de minha mãe: 1/10, às19h
Documentário Paraíso:1/10, às 22h30