A TV Brasil estreia na próxima quarta-feira (20), às 22h, a nova temporada do Partituras, programa que busca democratizar o acesso à chamada “grande música” com espetáculos semanais na televisão aberta. Nesta nova leva de episódios inéditos, conjuntos musicais performam repertórios exclusivos para a atração em ambientes de beleza arquitetônica e grande relevância histórica.
Além das performances, o público poderá conferir um pouco mais sobre os autores e músicas executadas, e também sobre o ambiente onde se realiza o concerto. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador, que pode conhecer a trajetória dos músicos, descobrir aspectos interessantes sobre as obras e saber curiosidades da locação.
O primeiro episódio da décima temporada do Partituras traz a apresentação da pianista Amanda Kohn e do cellista William Baptista, em solos de piano de Heitor Villa-Lobos e Maurice Ravel e obras em duo de Francisco Mignone, Arvo Part e Johannes Brahms.
Coração da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - que celebra seus 175 anos em 2023 -, o Salão Leopoldo Miguez foi o cenário escolhido para a gravação do concerto. Inaugurada em 1922, a sala é uma das mais importantes do país e é reconhecida pela excelência de sua acústica. Seu interior é decorado com afrescos de Antônio Parreiras e Carlos Oswald e conta com um imponente órgão Tamburini, instalado em 1954.
Confira abaixo o repertório interpretado por Amanda Kohn e William Baptista durante a atração da emissora pública:
Carnaval das Crianças
1. O ginete de Pierrozinho
2. O Chicote do Diabinho
3. A Manhã de Pierrette
4. Os Guizos de Dominozinho
5. As Peripécias do Trapeirozinho
6. As Traquinices do Mascarado Mignon
7. A Gaita de um Precoce Fantasiado
Heitor Villa-Lobos
Sonata n.1 em Mi Menor para Violoncelo e Piano
Johannes Brahms
III. Une Barque Sur l’ocean - Suite Miroirs
Maurice Ravel
Modinha para violoncelo e piano
Francisco Mignone
Spiegel im Spiegel para Cello e Piano
Arvo Part