Mônica Simões, do Balanço Geral Manhã, revela no PodPassaia momentos de pânico em cobertura do massacre de Paraisópolis: “Foi um horror... Eu poderia ter morrido!”
Bem longe do glamour que muitos imaginam, a profissão de repórter é cercada de dificuldades, perigos e, em alguns casos, até mesmo risco de vida. E no terceiro episódio do PodPassaia, a jornalista Mônica Simões conta os momentos de pânico que viveu durante uma série de reportagens sobre o massacre de Paraisópolis, caso ocorrido em 2019.
Atualmente como repórter do Balanço Geral Manhã, ela conversa com o colega Eleandro Passaia, que comanda o podcast sobre os bastidores da notícia, exibido no canal do R7.com no YouTube, no PlayPlus e plataformas digitais da Record.
Mônica atuou na cobertura jornalística de uma desastrosa ação policial na comunidade de Paraisópolis. A operação aconteceu durante um baile funk com cerca de 3 milhões de pessoas, e acabou provocando a morte de pelo menos nove delas.
“Na época eu fazia uma revista eletrônica, e resolvemos produzir uma série sobre tudo o que tinha acontecido ali em Paraisópolis. Fui conduzida por moradores de dentro da comunidade, e eles foram me levando até onde aconteceu esse massacre”, relembra a jornalista.
Durante o papo, Mônica explica que, na ocasião, a produção precisou pedir autorização ao “prefeito” de Paraisópolis, ou seja, ao comando do tráfico, para poder realizar seu trabalho.
Após passar alguns dias gravando na comunidade, a repórter voltou ao local uma semana após a chacina, para finalizar a série e mostrar um evento que estava acontecendo em homenagem às vítimas. Foi aí que passou por um dos momentos mais terríveis de sua carreira, ao ser atropelada enquanto lia um dos textos da matéria. “Foi um horror, fui caindo no chão e vendo tudo em câmera lenta, o carro passando em cima de mim. Fraturei o punho e o tornozelo. Poderia ter morrido, ter sido arrastada ali", revela Mônica.
A íntegra da entrevista de Mônica Simões no PodPassaia pode ser conferida nas plataformas digitais da Record TV, assim como as edições anteriores da atração que conta com uma edição inédita todas as terças-feiras.