‘Globo Repórter’ percorre caminho feito por Guimarães Rosa no sertão mineiro

Foto: Globo/Divulgação

No segundo programa sobre a obra ‘Grande Sertão: Veredas’, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 22, o ‘Globo Repórter’ refaz os passos do escritor João Guimarães Rosa para mostrar os grandes personagens do romance da vida real. A repórter Liliana Junger visita os lugares que o autor percorreu e que o inspiraram a contar uma das maiores histórias de todos os tempos. Guimarães Rosa viajou pelo sertão mineiro quatro anos antes de publicar ‘Grande Sertão: Veredas’, em 1956. Desbravou a região durante os 10 dias em uma comitiva de boiadeiros e fez anotações em seis cadernetas, que viraram um diário.

Neste segundo programa, o ator Caio Blat dá voz a Guimarães, narrando seus escritos. Caio protagoniza o filme ‘Grande Sertão: Veredas’, que ainda será lançado nos cinemas e é uma adaptação da peça de teatro homônima, em que ele também interpreta o personagem principal Riobaldo. O ‘Globo Repórter’ vai até a fazenda onde viveu outro ilustre personagem, o sertanejo Manuel Nardy, o Manuelzão, chefe da boiada de Guimarães pelo sertão mineiro. Na residência, onde o escritor ficou hospedado há sete décadas, funciona hoje o Museu do Manuelzão. Num dos cômodos, uma exposição lembra os seis vaqueiros que participaram da comitiva.

O programa retrata também a cultura sertaneja, a tradição cigana local e a animação da Festa da Lavoura no município de Morro da Garça, localizado no meio de Minas Gerais e centro das histórias de Rosa. O ‘Globo Repórter’ revela ainda em primeira mão a criação do maior Museu de Território do país. O caminho original feito por Guimarães poderá ser percorrido no próximo ano. Além de proteger a cultura viva do sertão mineiro, a iniciativa vai gerar emprego e movimentar a economia da região.

“As pessoas que vivem lá têm um orgulho enorme de fazer parte desse lugar. É um sertão de gente muito trabalhadora, que lida com uma dureza muito grande. Mas é um povo que valoriza muito a simplicidade, o nascer do sol, a cultura da colheita, tomar um café, conversar. No Museu de Território as pessoas terão a chance de conhecer todas essas tradições. É uma oportunidade de ter uma vivência do que é ser um sertanejo e de colocar Minas Gerais na rota que o mundo inteiro está fazendo. Hoje, o Museu de Território vem para proporcionar conhecimento e uma experiência para quem está ali querendo aprender sobre outras culturas. O Museu de Território tem a capacidade de trazer novos leitores e pessoas para conhecerem ainda mais a obra dele”, ressalta a repórter Liliana Junger.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 22, logo após a novela ‘Todas as Flores’.
‘Globo Repórter’ percorre caminho feito por Guimarães Rosa no sertão mineiro ‘Globo Repórter’ percorre caminho feito por Guimarães Rosa no sertão mineiro Reviewed by Pablo on setembro 20, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.