Editor-chefe do Cidade Alerta detalha caso que chocou o país: “Nunca passou pelas nossas cabeças o crime que seria revelado”
Foto: Reprodução/Internet
O apresentador do Balanço Geral Manhã, da Record TV, Eleandro Passaia, recebe o editor-chefe do Cidade Alerta, Luiz Felipe Zamataro no PodPassaia desta semana. Durante a conversa, o jornalista revela detalhes inéditos dos bastidores de um caso em que o pai dizia que a filha e o genro teriam desaparecido misteriosamente, e que acabou chocando o país com o desfecho. A entrevista está disponível a partir desta terça-feira (26/09), no R7.com, PlayPlus e nas plataformas digitais da Record TV.
A história começou quando o Sr. Benedito Moreira procurou a produção do Cidade Alerta desesperado dizendo que a filha e o genro haviam sumido. Mais do que depressa a equipe do jornalístico deslocou a repórter Luiza Zanchetta até a casa do homem para entrevistá-lo.
A jornalista conversou duas vezes com Sr. Benedito, em dias diferentes. Na primeira, ele contou a história do ocorrido demonstrando muita emoção e tristeza, dizendo que a filha e o genro estavam endividados com agiotas e fugiram. Já na segunda, agiu com mais frieza e sem olhar para a câmera, com falas controversas em comparação à primeira entrevista.
“Quando a Zanchetta começou a apertar o Sr. Benedito, ele ficou nervoso, porque o roteiro que havia desenhado para a história, não estava batendo mais. Ela voltou para a redação e disse achar que Benedito sabia de mais coisas. Na primeira entrevista ele estava triste, nervoso e desesperado, e ficou tenso na segunda conversa”, diz Zamataro.
Depois disso, a produção e a repórter começaram a debater sobre desconfianças em três pontos, desde o início do caso, sendo: a cama do casal desaparecido estava arrumada depois do sumiço, a insistência de Benedito para que a equipe de reportagem não fosse até o fundo da casa, onde tinha uma horta, e o relato da mãe do genro de Benedito, explicando que o filho estava bem no trabalho e até juntando dinheiro para investir em um carro novo, o que estava em desacordo com a fala do senhor sobre dívida com agiota.
“Tinham três pontas soltas, mas, até então, nossas desconfianças eram: ou eles fugiram porque quiseram, ou ele fez alguma besteira e o pai está dando guarida para a filha, ou é algum golpe. Nunca passou pela nossa cabeça o crime que seria revelado em quatro dias”, relata Zamataro.
O delegado responsável pelo caso, que estava assistindo às reportagens sobre o caso, também desconfiou das atitudes de Benedito e o chamou para novos depoimentos. O caso teve um desfecho que ninguém imaginava quando começou, mas até chegar nesse final, passou por reviravoltas, depoimentos controversos e a terrível constatação que chocou o país na época.
A íntegra da entrevista de Luiz Felipe Zamataro ao PodPassaia pode ser conferida no R7.com, PlayPlus e plataformas digitais da emissora, assim como as edições anteriores do podcast apresentado por Eleandro Passaia.