Documentário inédito, “Memória Sufocada”, estreia no Canal Brasil no dia 15 de setembro

Cena de "Memória Sufocada" (Foto: Divulgação)

O longa inédito "Memória Sufocada", dirigido por Gabriel Di Giacomo, estreia no Canal Brasil no dia 15 de setembro, às 20h10. O documentário traz a trajetória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, militar conhecido por torturar opositores à Ditadura Militar no Brasil. O longa apresenta os desdobramentos de suas atitudes na história recente do país. O filme fez parte da seleção oficial do Festival de Havana em 2022 e da seleção oficial da Mostra Brasil/Novos Diretores na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2021.

A produção foi realizada durante a pandemia e idealizada na mesma época em que o ex-presidente Jair Bolsonaro apareceu defendendo o militar Ustra, fato que serviu de ponto de partida para Gabriel. A montagem do longa contou apenas com conteúdos previamente disponíveis na internet, garimpados pelo diretor e escolhidos com o objetivo de preservar uma memória coletiva acerca do tema, que com o passar dos anos ganhou novas versões e, com a disseminação das fake news, muitos apoiadores.


“Memória Sufocada" (2021) (75')

INÉDITO

Horário: Sexta, 15/09, às 20h10

Direção: Gabriel Di Giacomo

Classificação: 12 anos

Sinopse: O coronel Ustra foi o único militar condenado por tortura no Brasil. Para alguns, ele é considerado um torturador, para outros um herói. Qual é a verdade?

Documentário inédito, “Memória Sufocada”, estreia no Canal Brasil no dia 15 de setembro Documentário inédito, “Memória Sufocada”, estreia no Canal Brasil no dia 15 de setembro Reviewed by Pablo on setembro 12, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.