De Nova Odessa a América do Sul, Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália... Luiz Torelli fala sobre experiência a bordo de um Fiat Uno no “The Noite” desta segunda (18)
(Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
Luiz Torelli, o convidado do The Noite desta segunda-feira, 18 de setembro, foi de Nova Odessa, em São Paulo, até Nova York, nos Estados Unidos, dirigindo um Fiat Uno. Em seguida, rodou alguns lugares da Europa. Ao todo, foram 26 países visitados. A ideia de viajar com o carro batizado de Sandrão surgiu após um quadro de depressão causado pela perda da avó, que o criou como se fosse sua mãe, como conta para Danilo Gentili.
“Em 2020, perdi a minha avó, que foi como uma mãe que me criou. Peguei uma depressão, veio pandemia e tal. Tinha esse carro, acompanhava alguns viajantes no YouTube e Instagram. Aí falei: ‘Tenho esse Uno, porque não transformar esse carro em uma casa e sair por aí viajando. Vou economizar com hotel, poder dormir dentro dele, ver o mundo, conhecer pessoas e me curar dessa tristeza”, diz.
Para poder realizar o desejo, estruturou o carro, colocou uma cama, cortinas nas janelas para ter privacidade e, com o tempo, foi estruturando ainda mais o Uno, adquirindo, por exemplo, uma geladeira.
Luiz saiu de casa com 4 mil reais no bolso e foi ajudado, muitas vezes, por vaquinha de seus seguidores do canal ‘Um a Uno’ no Instagram e YouTube, onde relata suas aventuras.
“Quando saí de casa. Saí com 4 mil reais no bolso e vendendo nossos adesivos para os seguidores, que me ajudaram muito. Fizeram várias vaquinhas. Inclusive, essa travessia foram eles que fizeram para mim”, explica.
No meio da viagem, ganhou a ajuda do apresentador Celso Portiolli, que fez questão de o conhecer pessoalmente nos Estados Unidos.
“O Celso Portiolli virou um irmão para mim, um grande amigo. Me ajudou muito. Ele falou que quando eu chegasse nos Estados Unidos, iria me conhecer e ele acabou indo. Ele chegou em Nova York meio-dia, almoçamos juntos e ele deu um rolê no Uno”, conta.
Ao longo do trajeto, Luiz foi estabelecendo parâmetros pessoais através sonhos que alimentava, como o de chegar a Times Square, em Nova York.
“Desde adolescente tinha um quadro na parede do meu quarto que era a Times Square. Eu ficava olhando e falava: ‘Um dia eu vou chegar aí’. Ficava visualizando-me lá. Inclusive, quando estava no caminho eu ficava me visualizando dirigindo por lá”, afirma.
Dos Estados Unidos, o Sandrão foi levado de navio até Portugal, onde Luiz continuou sua aventura, passando, entre outros países, pela Inglaterra, França, onde teve um vídeo que viralizou na Torre Eiffel, e Itália, onde conheceu a fábrica da Fiat.
“Fui na La Pista 500, que é a famosa fábrica da Fiat, onde fabricavam e testavam os carros. Ela é toda de andares e cada um fazia um. Eles me convidaram para ir. Foi o único Uno brasileiro a andar nessa pista de testes que eles usavam nos carros quando lançavam. É uma pista icônica para quem gosta da marca e de carro”, relata.
Luiz Torelli voltou ao Brasil para lançar um livro com 40 história da sua vida até a viagem a Nova York no seu aniversário de 40 anos. Em novembro, ele volta à Europa para seguir o passeio.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h45.