Curta! marca presença no Festival do Rio com quatro documentários

'Dois Sertões', de Caio Resende e Fabiana Leite (Créditos: Divulgação/Canal Curta!)

Por mais um ano, o Curta! se orgulha em contar com produções exclusivas entre as selecionadas para a Première Brasil do 25º Festival do Rio, que ocorre entre 5 e 15 de outubro. Nesta edição, quatro documentários em longa-metragem originais participam em diferentes mostras e sinalizam a diversidade temática do canal. Todas as obras foram viabilizadas com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e tem previsão de estreia no canal em 2024.

Na lista de filmes da Première Brasil - Retratos estão “Dois Sertões”, sobre o cineasta Geraldo Sarno, e “Samuel Wainer”, sobre o jornalista que o jornal Última Hora. Já “Incompatível com a vida”, de Eliza Capai – vencedor do festival É Tudo Verdade deste ano e que reflete sobre temas universais como vida, morte, luto e políticas públicas – está na Première Brasil - O Estado das Coisas; enquanto o filme “Mulheres Radicais”, sobre 120 mulheres artistas latino-americanas que foram pioneiras entre 1960 e 1985, integra Première Brasil- Itinerários Únicos. Os locais e horários de exibição estão no site do festival.


Confira as sinopses:

Dois Sertões”, de Caio Resende e Fabiana Leite: A obra e a vida do importante cineasta brasileiro e baiano Geraldo Sarno são intimamente reveladas durante as filmagens da série "Sertão de Dentro" e do longa-metragem "Sertânia". Com uma abordagem disruptiva, o filme pretende ultrapassar as fronteiras do meramente biográfico, e pretende evidenciar o poder e a força criativa do próprio cinema, tornando o processo criativo um dos protagonistas do filme. Da Ato 3 Produções.

Incompatível Com a Vida”, de Eliza Capai: A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas com a sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. Da TVA2 Produções.

Mulheres Radicais”, de Isabel De Luca e Isabel Nascimento Silva: As diretoras propõem um novo capítulo na História da Arte do Século XX ao promover encontros inéditos entre artistas plásticas latino-americanas que criaram trabalhos pioneiros entre 1960 e 1985. Da Conspiração Filmes.

Samuel Wainer”, de Dario Menezes: O documentário nos brinda com o resgate da história do grande e carismático jornalista, que revolucionou o jeito de se fazer jornalismo no Brasil, no início da década de 1950, ao criar o jornal Última Hora. O sucesso foi tão grande, que com apenas seis meses de circulação, a UH se tornou o vespertino mais vendido no país. Da Fina Flor Filmes.

Curta! marca presença no Festival do Rio com quatro documentários Curta! marca presença no Festival do Rio com quatro documentários Reviewed by Pablo on setembro 25, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.