O agronegócio será responsável por 24,5% do PIB do Brasil em 2023, de acordo com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Pensando em unir o setor ao público jovem, o Canal Rural, principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio, se uniu ao AgroInsper, empresa júnior que atua com serviços de consultoria especializada, na minissérie “Expedição AgroInsper”. A estreia acontece na próxima segunda-feira (25), às 18h30.
Durante 23 dias, sete integrantes do AgroInsper percorreram mais de 6.500 km, visitaram seis empresas em cinco estados brasileiros, sendo elas SLC Agrícola, Raízen, Rumo, FS Fueling Sustainability, Galapagos Capital e Elisa Agro Sustentável. Durante o projeto, eles mostraram como a conectividade no campo melhora a produtividade e ajuda na gestão de risco dos produtores, a produção em larga escala de maneira sustentável, a conexão do mercado financeiro com o campo e a visão dos jovens sobre o setor.
“Os jovens estão se interessando cada vez mais pelo agro e ajudando a transformar o setor. Esse projeto com o AgroInsper é uma forma de contribuir e impulsionar o engajamento deles com o campo, destacando a leitura que fazem dos cenários que encontram. Jovens do agro falando para outros jovens, foi o que nos motivou a estarmos juntos nesta iniciativa e mostramos isso para todo o Brasil”, salienta o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.
Com cinco episódios, a produção trará os estudantes conhecendo grandes empresas do agronegócio. No primeiro capítulo, a audiência poderá ver a visita do AgroInsper a Galapagos Capital, companhia independente de investimentos. A empresa está presente em cinco estados brasileiros e nos Estados Unidos. Já no segundo episódio, a organização escolhida foi SLC Agrícola, maior produtora de sementes da América Latina, que possui 670 mil hectares de área plantada em 22 unidades de produção localizadas em sete estados brasileiros.
“A Expedição AgroInsper possibilita ao público mergulhar no dia a dia de empresas que movimentam o agronegócio com o olhar do jovem. A série foi produzida em formato dinâmico e alinhado com a forma que eles se comunicam. Uma oportunidade de ampliar o olhar para um setor que está em extrema expansão e precisa de jovens cada vez mais engajados. Com esse projeto será possível entender como está o desenvolvimento da sustentabilidade e tecnologia no agro”, explica a diretora de Conteúdo e Programação, Jaqueline Silva.
A visita à Rumo Logística, companhia ferroviária e de logística brasileira, será transmitida no terceiro episódio da série. Com uma malha ferroviária de 14 mil km e ligação direta com os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS), a empresa é responsável pelo transporte de 28% do volume de grãos exportados pelo Brasil.
O quarto episódio contará com a visita na Raízen, a quarta maior empresa em faturamento no Brasil e a segunda maior distribuidora de combustíveis. A FS Fueling Sustainability, a primeira indústria de etanol e produtos para a nutrição animal 100% a partir do milho no Brasil e a Elisa Agro Sustentável, uma empresa focada em atividades agropecuárias, são os destinos finais da expedição.
“Por meio da expedição, podemos dar um protagonismo dos jovens sobre o agronegócio, assim a próxima geração conhecerá as iniciativas do setor, envolvendo sustentabilidade e tecnologia. A parceria com o Canal Rural nos permitiu ter uma conexão maior com esse público”, afirma Pedro Rocha de Felipe, presidente do AgroInsper.
No dia 18 de setembro, a organização realizará um evento interno para mostrar a pesquisa realizada, com foco no desenvolvimento do ESG nas empresas visitadas durante a Expedição.