Foto Nadja Kouchi |
O Roda Viva terá um cartunista oficial a partir desta segunda-feira (7/8). Luciano Veronezi ocupará a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que esteve no programa por mais de 30 anos e que faleceu em março deste ano. Nos últimos cinco meses, as charges durante as entrevistas foram feitas por 20 profissionais, homens e mulheres, dos mais diferentes estilos, num rodízio promovido pela TV Cultura a cada semana.
"É Uma alegria que nenhuma palavra pode descrever. Eu, como desenhista, talvez não conseguisse expressar nem com o meu melhor traço ou desenho. Fazer parte de um dos programas mais importantes da TV brasileira é uma imensa honra e uma responsabilidade com o telespectador, com a democracia e com o Brasil".
Sobre seu antecessor, ele fala: "Sou fã do programa desde criança e foi por meio dele que vi pela primeira vez o Paulo Caruso, o mestre insubstituível e incomparável que ocupou esse posto por mais de 30 anos. O gênio Paulo Caruso, que alguns anos depois se tornou meu padrinho artístico, um grande amigo e meu compadre. Aceitei o convite com muita felicidade. Estarei na cadeira de cartunista do Roda e o rei Paulo Caruso estará sempre no trono".
Traços no Roda Viva
Luciano Veronezi é ilustrador e infografista do jornal Folha de S. Paulo desde 2013. Com quase 20 anos de carreira, sua versatilidade de estilos abrange desde as técnicas tradicionais até os estilos de ilustração digital artística, vetorial, 3D e animação. Seu trabalho é referência na imprensa brasileira com atuação nos mais variados veículos de comunicação, passando por jornais, revistas e meios digitais.
Ao longo da carreira, coleciona prêmios no Brasil e no exterior, como o Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos (2022), Prêmio CICV de Cobertura Humanitária, promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (2022), Mapa Cultural Paulista (2006) e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba (2004), Prêmio Folha de Jornalismo, Malofiej Awards e Society for News Design (SND), considerado o Oscar do design mundial.