Roberta Miguel com Dr. Wagner Hernandez e a psicóloga Rafa Magarinos (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)
O “Pod Ser Melhor” desta segunda-feira, 21 de agosto, traz tudo sobre maternidade e os cuidados da gestação. A apresentadora Roberta Miguel, que está grávida de sete meses, entrevista o obstetra e especialista em parto de risco, Dr. Wagner Hernandez e a psicóloga Rafa Magarinos. O episódio vai ao ar às 18h no canal do SBT no YouTube.
Primeiro trimestre da gestação:
Dr. Wagner Hernandez: “O começo nem sempre é fácil, tem muitas angústias, muitas dificuldades, muitos sintomas. De repente, a grávida se depara com enjoos, queimação, insônia, perda de memória. De qualquer maneira, o ideal é começar o pré-natal o quanto anos, porque aí o profissional pode orientar o que é normal, o que não é normal e aí começa a cascata de exames e rotinas. Uma coisa que preocupa muito as mulheres no primeiro trimestre é o risco de perda. A perda é mais frequente do que a gente imagina, a gente tem 15 a 20% de perda no primeiro trimestre em mulheres abaixo dos 35 anos”.
Rafa Magarinos: “A gestação e a maternidade ainda são romantizadas na sociedade [...]. A maternidade saudável perpassa por um combo de conhecimento, autoconhecimento, recursos e a habilidades para lidar com os desafios, porque eles vão existir, para cada mulher é de um jeito”.
Segundo trimestre da gestação:
Dr. Wagner Hernandez: “É o momento de calmaria. Tem grávida que até esquece que está grávida, é um momento que ela, teoricamente, passou do medo do aborto; se ela estava enjoada com os sintomas iniciais, ela já melhorou e também ainda não tem aquele barrigão que pode causar um desconforto”.
Terceiro trimestre da gestação:
Dr. Wagner Hernandez: “O terceiro trimestre é olhar para o parto. É hora de começar a se informar mais sobre o parto. O medo do desconhecido é muito grande, por mais que a grávida já tenha passado por uma experiência anterior, cada parto é diferente”.
O “Pod Ser Melhor” vai ao ar quinzenalmente, às segundas-feiras, às 18h00.