O primeiro show inédito do Instrumental Sesc Brasil em setembro será conduzido pelo compositor, vibrafonista e pesquisador da cultura afro-brasileira Ricardo Valverde. O espetáculo intitulado “Kizomba”, gravado no Teatro Anchieta, estreia no SescTV dia 3 de setembro (domingo), às 21h30, apresentando um mergulho nos ritmos e clave do Candomblé de Angola. Além de Ricardo (vibrafone), se apresentam Marcos Paiva (contrabaixo), Leandro Perez (atabaque e lé), Samba Osale (atabaque e efeitos), Tata Mukambila (engoma), enquanto as performances de dança ficam por conta de Makota Kianlecy e Tata Nkise Kylonderu.
Ricardo Valverde cria composições a partir de uma enorme variedade de ritmos, como arrebate, congo de ouro, samba cabila, barravento, ijexá e quebrado. Por ser iniciado no Candomblé de Angola, o percussionista consegue misturar as tradições à música instrumental brasileira, inspirado em obras de Moacir Santos, Baden Powell, Mateus Aleluia e Dorival Caymmi. O músico já tocou ao lado de artistas como Paulo Moura, Nelson Sargento, Fabiana Cozza, Arismar do Espírito Santo entre outros.
Já no programa Passagem de Som, com exibição a partir das 21h, o espectador vai conferir os bastidores do show de Ricardo Valverde e sua visita com um grupo de candomblecistas da Nzo Kylooatala à Casa de Cultura da Nação Angolana.
Serviço:
Instrumental Sesc Brasil e Passagem de Som
Ricardo Valverde
Estreia: 03/09, domingo, a partir 21h
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim