Experiência do usuário e inovação são os diferenciais na distribuição de conteúdo por assinatura, afirma o presidente da Watch Brasil
A crescente demanda pelo consumo de conteúdo em vídeo, principalmente no período pós-pandemia, tem aquecido cada vez mais o mercado brasileiro dos provedores de serviços de internet, também conhecidos como ISPs. O cenário atual, com alta conectividade de banda larga, indo além das grandes cidades, tem aumentado a procura de clientes por serviços que atendam às suas necessidades de consumo e, por outro lado, a de provedores licenciados pela Anatel para essa operação, que hoje já passam de 9 mil no país.
As particularidades brasileiras no setor e os desafios e oportunidades enfrentados foram debatidos na última edição do PayTV Fórum 2023, realizado nesta semana em São Paulo. Maurício Almeida, presidente da Watch Brasil, participou do painel “A nova face da distribuição de conteúdo por assinatura” e comentou sobre a curva de aprendizado necessária para adentrar neste mercado como protagonista.
"A crescente demanda por banda larga, especialmente após os impactos da pandemia, fez com que nossa gestão de portfólio de conteúdo oferecido aos consumidores precisasse ser cada vez mais aprimorada. O empenho para oferecer uma jornada única para cada cliente, investindo em tecnologia, aliado ao estudo do perfil do usuário, além de buscar estar presente no máximo de plataformas existentes no mercado", explicou Almeida.
Desde o seu lançamento em outubro de 2018, a Watch Brasil já estabeleceu parcerias estratégicas com mais de 800 ISPs. A expectativa é encerrar 2023 com mais de 1000 parcerias assinadas, ampliando a presença para mais cidades. O desafio para a construção de um produto alinhado com as expectativas do mercado consumidor também passa pelo investimento em experiência do usuário.
"Apostamos na integração com os diversos ERPs, garantindo uma rápida integração com os ISPs e facilidade de pagamento. Na gestão de conteúdo, coletamos a audiência não por usuário, e sim por perfil, o que nos permite entender os diferentes hábitos dos usuários dentro de uma mesma casa, por exemplo. Nós acreditamos que o diferencial das empresas está cada vez mais ligado à experiência do usuário", analisa o presidente da empresa.
Os desafios com as regionalidades
Outro tema debatido durante o painel foi as particularidades em relação ao serviço oferecido a cada ISP, que variam de acordo com o seu tamanho e público, e como oferecer um produto que atenda às mais diversas classes e necessidades. Almeida afirmou que o protagonismo da Watch Brasil no mercado também passa pelo papel de consultor que a marca também oferece aos seus clientes.
"Hoje, os detentores de conteúdo já entenderam esse novo mercado, que está cada vez mais disseminado e que tem diferentes particularidades, e trabalham conosco nesse novo mundo, com preços mais alinhados à realidade atual de cada região", finaliza Maurício Almeida.