‘Conversa com Bial’ discute a arte e educação como ferramentas de transformação social

Foto: Globo/Divulgação

O ‘Conversa com Bial’ de hoje, dia 01, acontece num clima carregado de esperança no futuro ao convidar duas mulheres que são exemplos de solidariedade. Pedro Bial recebe as bailarinas e coreógrafas Dora Andrade, idealizadora da ONG Edisca, de Fortaleza – CE, iniciativa beneficiada pelo ‘Criança Esperança’ 2023; e Lia Rodrigues, parceira do Centro de Artes da Maré, do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Dora e Lia coordenam atividades educacionais e artísticas, como cursos de formação em dança, para jovens que, numa estrutura social tradicional, não têm acesso. Elas se dedicam a replicar seu conhecimento para desenvolver esses talentos e acreditam nessa ação como motivo de transformação de realidade e perspectiva de futuro. Por meio de seus projetos, alunos e ex-alunos chegaram a viajar o mundo ou entraram na universidade.

“É com essas pessoas que eu queria trabalhar [...]. Eu vejo que quando uma criança e adolescente é tocado positivamente, ele por si só é um replicador disso, dentro da sua família e da sua comunidade”, explica Dora. “Já colocamos centenas na universidade. Minha maior emoção foi ver a primeira criança nossa se graduar”, acrescenta.

Lia atua em parceria da Companhia de Dança e ONG Redes da Maré, e coloca que, trabalhar no projeto, para ela, é uma incumbência cidadã: “Acho que está ligado à minha trajetória como artista, mas também como pessoa. Eu, como mulher branca, de classe média, e cisgênero [pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento], e isso num país tão desigual como o Brasil, quer dizer muita coisa; quer dizer que eu tive privilégios, e os privilégios têm responsabilidades. A minha é essa”, diz.

Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Sobre o Criança Esperança 
Há 38 anos, o ‘Criança Esperança’ cria oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens em todo o país. Até hoje mais de R$ 445 milhões em doações foram investidos no Brasil em mais de seis mil projetos sociais, beneficiando mais de quatro milhões de crianças, adolescentes e jovens em todo país. É possível fazer doações durante o ano inteiro, pelo site do ‘Criança Esperança’ (www.criancaesperanca.com.br), e pelo pix esperanca@unesco.org. Os recursos arrecadados são depositados diretamente na conta da Unesco, que é responsável pela seleção de projetos, por meio de edital público, realizado anualmente, além de monitorar e fazer o acompanhamento técnico e financeiro das instituições apoiadas. O ‘Criança Esperança’ é uma campanha de milhões de brasileiros, uma parceria Globo e UNESCO.
‘Conversa com Bial’ discute a arte e educação como ferramentas de transformação social ‘Conversa com Bial’ discute a arte e educação como ferramentas de transformação social Reviewed by Pablo on agosto 01, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.