Pular para o conteúdo principal

CNN Talks: relevância e qualidade têm de acompanhar evolução da tecnologia na produção e distribuição de conteúdo

A partir da esquerda: Fabio Coelho, Sergio Maria, Clarissa Gaiatto, Fernando Magalhães e Márcio Gomes. Crédito: Gilberto Marques/CNN Brasil

Na estreia do “CNN Talks”, uma nova etapa da CNN Brasil no segmento de eventos, representantes de grandes players nacionais de tecnologia e distribuição fizeram uma imersão no universo multiplataforma. “CNN Talks: o Futuro da Distribuição de Conteúdo” aconteceu nesta manhã em São Paulo, e reuniu Fábio Coelho (Google),  Gian Martinez (Winnin), Mario Laffitte (Samsung), Fernando Magalhães (Claro), Claudine Bayma (Kwai), além dos executivos da própria CNN Brasil (os VPs Virgilio Abranches e Sergio Maria) e Clarissa Gaiatto (Deloitte). O mestre de cerimônias foi um dos âncoras da casa, Marcio Gomes. 

A plateia de convidados, além dos profissionais e talentos da CNN Brasil, reuniu mais de uma centena de profissionais de alto escalão do mercado de comunicação e mídia, que ouviram as considerações dos executivos em duas etapas.

Na primeira delas, ao abrir as discussões sobre criação de conteúdo, Gian Martinez, CEO da Winnin, cravou: “O importante é a relevância, que vai ser a  palavra dominante. Existem múltiplas audiências e elas são dinâmicas. Neste contexto, a tecnologia é aliada”. A empresa fornece importantes soluções de tecnologia para multiplataforma, inclusive para a CNN Brasil.

“A CNN Brasil nasceu multiplataforma; isso facilita a nossa vida”, pontuou Virgilio Abranches, vice-presidente de Conteúdo e Operações da CNN Brasil. Ele lembrou que, em um momento em que se fala tanto em creators, “jornalistas não criam notícias”, mas podem “criar formatos” para entender as melhores maneiras de se comunicar dentro de um “ambiente jornalístico”.

O executivo enfatizou que a mera reprodução de conteúdo não é algo eficaz. De acordo com ele, um “conteúdo certo na plataforma errada não vai performar”. Abranches  também frisa que cada conteúdo tem uma adequação ao meio de distribuição; por exemplo, um conteúdo que vai para Kwai necessita ter adequação ao meio. 

Claudine Bayma, afirmou que a Kwai soma 48 milhões de usuário ativos por mês no Brasil, e ela credita o sucesso da plataforma também às suas  diversas funcionalidades, como as de compartilhamento e trocas de “gifts”. Bayma contou uma história curiosa sobre a customização da marca para o público brasileiro: por aqui, a pronúncia original chinesa (quai) foi abandonada em prol de uma pronúncia “abrasileirada” que já tinha sido adotada pelos usuários (cauai).

Segundo a executiva, o jornalismo tem capacidade de atrair mais usuários para a plataforma. A Kwai teve resultados expressivos na parceira com a CNN Brasil na cobertura das eleições 2022 e da posse do atual governo.
Mario Laffitte, da Samsung, destacou como a empresa presta atenção atualmente ao universo de micro-influenciadores, cada vez mais segmentados.

A partir da esquerda: Gian Martinez, Virgilio Abranches, Claudine Bayma, Mario Laffitte e Márcio Gomes. Foto: Gilberto Marques/CNN Brasil


Distribuição

Na segunda etapa da conversa, o foco foi distribuição de conteúdo. Na segunda etapa da conversa, o foco foi distribuição de conteúdo. Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, à frente também do You Tube, destacou como a CNN Brasil tem feito apostas muito arrojadas no seu processo de transformação digital. “São apostas corretas em relação a como disponibilizar o conteúdo em várias plataformas”, disse.

Para ele, ao fazer isso em formatos diferentes para públicos diferentes alcançando novos dispositivos e telas, e num sistema de monetização inteligente, é possível ganhar dinheiro de uma forma ainda mais eficiente.  “Essa inovação é muito bem-vinda, os usuários continuam usando vários formatos e plataformas; no próprio YouTube, o‘Shorts’, que oferece vídeos curtos, já tem 2 bilhões de usuários mensais ao redor do mundo”.

Nesse universo, segundo Coelho, o conteúdo tem de ser feito com qualidade e os conteúdos sem qualidade necessitam ser removidos das plataformas. “A CNN Brasil é uma referência internacional pela qualidade e pela visão estratégica no uso de tecnologia”, afirmou.

Para Sérgio Maria, VP de Digital e Inovação da CNN Brasil, a empresa, embora multiplataforma, ainda é muito vista como televisão. “Por isso é tão importante estarmos em todas as plataformas”, constatou. Ele revelou que 

40% do conteúdo assistido do canal no YouTube é consumido na TV. Para o VP, o fato inédito de termos atualmente cinco gerações que acessam conteúdos de modos diferentes só amplia a necessidade de se valorizar a relevância desses conteúdos.

Pela Deloitte, Clarissa Gaiatto ressaltou a necessidade de olhar para a grande variedade dos ecossistemas, de dados, tecnologias e plataformas citando como as indústrias estão interconectadas, exemplo - varejo, entretenimento e pagamentos, gerando novas dinâmicas e novos termos que invadiram o universo do e-commerce, como o “shop entertainment” e  o “retail entertainment”.

Por fim, Fernando Magalhães, da Claro Brasil , empresa de telecomunicações, chamou a atenção para a importância da banda larga em tudo isso. A Claro, ele lembra, fechou acordo com todos os provedores de streaming dentro da plataforma – além de ter sido a primeira operadora de TV por assinatura a assinar contrato com a CNN Brasil em 2020, na estreia do canal no País.

No contexto da procura por conteúdo de qualidade e inovação em vídeo, Magalhães lembra que a Claro detém dados de hábitos de consumo em todas as suas plataformas a respeito do consumo de conteúdos, nos quais se verificam picos de utilização em dois nichos: notícias e esportes. Ao traçar um balanço do histórico afetado por grandes transformações no segmento de TV por assinatura, o quadro hoje é outro: “A competição saiu do jogo da quantidade de canais e passou a ser pela capacidade de tecnologia de entrega do conteúdo”, o que só reforça a importância de ser multiplataforma e alcançar o consumidor onde e como for mais conveniente para ele.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira os filmes que serão exibidos na Band entre os dias 09 a 15 de setembro

Foto: Divulgação SINOPSES / SEGUNDA - FEIRA - 09/09/2024 SESSÃO ESPECIAL UM BRINDE À AMIZADE (Drinking Buddies) ROMANCE, 2013, USA, 01:26:29, 12 ANOS Produtor: PAUL BERNON Elenco: OLIVIA WILDE, JAKE JOHNSON, ANNA KENDRICK Kate e Luke são funcionários de uma fábrica de cerveja. Com gostos parecidos, os dois sempre flertaram um com o outro, mas nunca entraram em um relacionamento, porque Luke está pensando em se casar com sua namorada, e Kate namora um produtor musical. Mas quanto mais eles bebem, mais ficam abertos à possibilidade de saírem juntos. SINOPSES / QUARTA - FEIRA – 11/09/2024 CINE CLUBE CONFISSÕES DE ADOLESCENTE (Confissões de Adolescente) DRAMA, 2014, BRA, 01:32:07, 14 ANOS Produtor: DANIEL FILHO Elenco: SOPHIA ABRAHÃO, BELLA CAMERO, MALU RODRIGUES, CLARA TIEZZI As irmãs Tina, Bianca, Alice e Karina estão em plena adolescência. Em meio aos conflitos que antecedem a fase adulta, elas ainda precisam ajudar o pai, que está passando por dificuldades financeir

Confira a programação da Band entre os dias 09 a 15 de setembro

Foto: Divulgação GUIA DE PROGRAMAÇÃO / SEGUNDA / 09-09-2024 / BAND SP 04:00 1º JORNAL HD CC 05:45 ORAÇÃO DO DIA COM PROFETA VINÍCIUS IRACET HD CC 06:00 IGREJA UNIDA DEUS PROVERÁ HD CC 08:00 AGRO BAND HD CC 08:15 BORA BRASIL - Local HD CC 09:00 BORA BRASIL HD CC 11:00 JOGO ABERTO HD CC 12:00 JOGO ABERTO - debate HD CC 12:57 OS DONOS DA BOLA HD CC 13:00 HORÁRIO POLÍTICO HD CC 13:10 OS DONOS DA BOLA HD CC 14:30 MELHOR DA TARDE com Catia Fonseca HD L AD CC 16:00 BRASIL URGENTE HD AD CC 18:50 BRASIL URGENTE - SP HD CC 19:20 JORNAL DA BAND HD CC 20:25 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 20:30 HORÁRIO POLÍTICO HD CC 20:40 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 21:30 SHOW DA FÉ HD CC 22:30 PERRENGUE DO DIA HD 12 CC 22:45 SESSÃO ESPECIAL HD 12 AD DUB SAP CC SEM "Um Brinde à Amizade" RPTV 00:15 JORNAL DA NOITE HD CC 00:45 BAND ELEIÇÕES - Local HD

'Bake Off Brasil - Mão na Massa' estreia hoje no Discovery Home & Health

Clique  aqui  para assistir ao trailer A nova temporada do reality show culinário de sucesso  BAKE OFF BRASIL - MÃO NA MASSA  estreia na  Discovery Home & Health  hoje, dia 16, às 21h. O programa, que também está disponível na  Max , conta com 19 episódios de 90 minutos cada, que serão disponibilizados semanalmente no canal e na plataforma de streaming. A atriz e humorista Fabiana Karla é a apresentadora da décima edição do  BAKE OFF BRASIL - MÃO NA MASSA . No júri, estão Carole Crema, famosa chef confeiteira e empresária, e André Mifano, renomado chef reconhecido por sua abordagem inventiva na gastronomia. Durante a temporada, 18 competidores de vários estados do Brasil disputarão o título de melhor confeiteiro amador do país. Eles enfrentarão provas inovadoras, com receitas doces e salgadas. Na Max, o terceiro episódio estreia na próxima segunda-feira, 19 de agosto, com uma prova criativa que vai provocar os confeiteiros amadores a levarem a melhor combinação de sabor

Confira a programação da Record entre os dias 09 a 15 de setembro

Foto: Reprodução/Internet 09.09.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 APOCALIPSE 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H50 JORNAL DA RECORD 20H30 HORÁRIO POLÍTICO 20H40 JORNAL DA RECORD 21H00 FORÇA DE MULHER 21H45 GÊNESIS 22H45 REPÓRTER RECORD INVESTIGAÇÃO 23H45 CHICAGO MED: ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA 00H30 BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 10.09.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 13H00 HORÁRIO POLÍTICO 13H10 BALANÇO GERAL SP * 15H30 APOCALIPSE 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE

Confira a programação da TV Globo entre os dias 07 a 13 de setembro

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 07/09/2024 04:15 Corujão I - Bom Comportamento 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 13:00 Horário Político 13:10 Praça TV - 1ª Edição 13:20 Globo Esporte 13:40 Jornal Hoje 14:20 Edição Especial - Cabocla 14:40 Paralimpíada de Paris 2024 16:45 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Horário Político 2024 20:40 Jornal Nacional 21:30 Renascer 22:35 Estrela da Casa 23:15 Altas Horas 01:05 Supercine - Golpe De Idade 02:45 Família é Tudo 03:25 Corujão I - Stuber y - A Corrida Maluca Domingo, 08/09/2024 04:40 Corujão II - As Patricinhas De Beverly Hills 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empre