Inédito na TV, o documentário "Crônica de Uma Cidade Partida" estreia no Canal Brasil na quarta, dia 30, às 20h. Com direção de Ricardo Nauenberg, o longa faz uma reflexão sobre a falta de políticas públicas focadas em habitação e o crescimento da violência no Rio de Janeiro. O filme vai ao ar no canal na faixa "É Tudo Verdade", dedicada ao mais importante festival de documentários do país e com curadoria do crítico de cinema, jornalista e escritor Amir Labaki.
Com a história da Cruzada São Sebastião como pano de fundo, "Crônica de Uma Cidade Partida" faz uma análise sobre a escalada da criminalidade no Rio de Janeiro e sua relação com os problemas habitacionais da cidade. O documentário é contado através de depoimentos de personagens como Jonathan e Dudu, ex-traficantes; o policial Rômulo; Dona Vera e Valéria, ativistas comunitárias; José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro; e o jornalista André Trigueiro.
Crônica de Uma Cidade Partida (2023) (84’)
INÉDITO
Horário: Quarta, 30/08, às 20h
Direção: Ricardo Nauenberg
Classificação: 16 anos
Sinopse: Uma análise sobre a escalada de criminalidade no Rio de Janeiro a partir da história da Cruzada São Sebastião e seus moradores.