Calebe Guerra | Foto Acervo Instituto CPFL |
A partir deste sábado (2/9), o Café Filosófico estreia uma série especial intitulada China, que fala sobre temáticas defendidas pelo filósofo chinês Confúcio. No primeiro episódio, o público pode conferir uma reflexão sobre o tema EU: Navegando entre o Inalcançável e o Possível. No ar na TV Cultura sempre aos sábados, às 22h.
Com curadoria de Calebe Guerra, mestre em literatura clássica chinesa, o episódio busca apresentar a partir de histórias e metáforas contadas nos livros confucionistas, considerações sobre o conceito de humanidade. A ideia “humanidade” é muito discutida por sinólogos tradutores e intérpretes dos antigos clássicos chineses, justamente porque Confúcio nunca deu uma definição de conceito, pelo contrário, ela é sempre conversada em contextos de interações entre pessoas ou metáforas.
E a atração busca explicar humanidade através da arqueria (rito e esporte) como imagem da dinâmica da auto-cultivação que aperfeiçoa o outro e constrói o mundo. Para então usar conhecimento sobre quem era Confúcio, o que ele buscava se tornar e qual foi a ênfase de seus ensinos como modelo para pensar sobre quem cada um é e o que pode tornar-se.