Divulgação TV Cultura |
Neste domingo (16/7), a TV Cultura estreia o documentário “Almino Affonso, por ele mesmo”. O filme se estrutura como um trabalho de memória ao abordar a trajetória deste personagem singular da política brasileira. Forjado na campanha nacionalista pelo monopólio do petróleo e chamado de “Uirapuru da eloquência”, pela excelência como orador, Almino Affonso viveu os movimentados governos de Juscelino Kubistchek, Jânio Quadros e João Goulart; o golpe cívico-militar de 1964, o exílio e a redemocratização. A produção vai ao ar às 22h.
Portador do nome e do legado do avô, que fora um membro ativo da luta pela abolição no Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte, além de deputado constituinte da 1ª República em 1891, Almino Affonso atravessou a história política brasileira da segunda metade do século XX defendendo a democracia, o princípio de autodeterminação dos povos e os direitos da classe trabalhadora.
Mas por detrás do homem público, sempre esteve o amante das letras e memorialista incansável. Aos 94 anos de idade, Almino Affonso navega desenvolto pelas suas memórias, e é neste personagem que o documentário esteve focado ao longo dos diversos encontros gravados durante as eleições de 2022. Tecendo uma saborosa narrativa na primeira pessoa, o documentário também conta com um riquíssimo material de arquivo (cinejornais, imprensa, discursos no parlamento, telejornais), além do vasto acervo fotográfico do biografado.