TV Cultura celebra os 150 anos do nascimento de Santos Dumont e lança série especial com participação de Cassio Scapin
Foto Sara Augusto |
No dia 23 de julho, a TV Cultura estreia Santos Dumont, um Inventor por Esporte, que celebra os 150 anos do nascimento do aviador brasileiro. Em quatro episódios, a produção faz um mergulho na vida do homem que é considerado o pai da aviação. A série documental tem participação especial de Cassio Scapin e traz imagens raramente vistas. Vai ao ar aos domingos, às 22h.
Por meio de 40 entrevistas, gravadas no Brasil, França e Chile, a produção passeia pela infância, invenções, coragem e as tragédias vividas por Alberto Santos Dumont. E Cassio Scapin é quem dá vida ao pai da aviação, interpretando textos de livros que o aviador deixou.
A produção, que é um voo jornalístico com espírito esportivo, também mostra como o aviador abria as patentes de suas criações, sem o menor ciúme. Era sempre apresentado como sportsman, por conta de suas atividades em competições, fosse participando ou patrocinando eventos. Não à toa, foi o primeiro brasileiro a ganhar a medalha do mérito do Comitê Olímpico Internacional.
Infância Voadora – episódio 1
No primeiro episódio, o público pode conhecer a família e as origens de Santos Dumont. Filho de brasileiros, seu pai foi engenheiro formado na França e sua mãe, filha de um milionário português. No meio da história, entra até Napoleão III e o diamante Estrela do Sul. Quando seu pai deixou de construir estradas de ferro, para se transformar no rei do café, o menino Santos Dumont já pilotava locomotivas na fazenda que tinha cinco milhões de pés do ouro negro.
Com muitas ideias na cabeça e um preceptor negro - Manoel de Deus, que tem sua história apagada pelos historiadores - o menino Alberto Santos Dumont já garantia que o homem voava.