Para trazer ao público um guia comentado sobre as 32 seleções da Copa do Mundo de Futebol Feminino - que tem início no dia 20 de julho, na Austrália e na Nova Zelândia -, a TV Brasil lançou o videocast Copa Delas. Disponível nas plataformas de áudio da Radioagência Nacional e de vídeo da Rádio Nacional, a série de oito episódios é apresentada pela jornalista Marília Arrigoni e conta com a participação de comentaristas convidados.
Com duração média de 20 a 30 minutos, os episódios são publicados sempre às terças e quintas, seguindo a sequência do chaveamento da Copa, do Grupo A ao H. Também está prevista a gravação de um episódio especial com a Ministra do Esporte, Ana Moser, sobre políticas públicas para o futebol feminino.
O objetivo do Copa Delas é informar o público sobre os oito grupos que competirão no torneio internacional, de forma descontraída mas com conteúdo relevante. Os comentaristas convidados, que estudam e acompanham o futebol feminino, atuam em diferentes mídias, desde rádio e televisão, até redes sociais.
Segundo a apresentadora Marília Arrigoni, a cobertura do futebol feminino sempre esteve presente na TV Brasil. “É um esporte em que o Brasil se destaca pelos talentos, e que ganhou projeção mundial pelas diretrizes da Fifa para que os países invistam nesta modalidade”, destaca.
Já estão no ar os episódios com análises sobre as equipes do Grupo A (Nova Zelândia, Noruega, Suíça e Filipinas), Grupo B (Austrália, Canadá, Nigéria e Irlanda) e Grupo C (Costa Rica, Espanha, Japão e Zâmbia). É possível ouvir o conteúdo do Copa Delas no Spotify ou assistir em vídeo pelo YouTube, nos endereços:
https://podcasters.spotify.com/pod/show/radioagencianacional/
https://www.youtube.com/@RadioNacionalBR
Ficha técnica:
Apresentação, concepção e idealização: Marília Arrigoni
Coordenação do projeto: Beatriz Arcoverde, Marília Arrigoni e Verônica Dalcanal
Pauta: Natália Neves
Pesquisa: Cláudia Rodrigues, Fábio Lisboa, Lincoln Chaves, Luiz Ferreira, Natália Neves e Verônica Dalcanal
Coordenação da gravação: Luiz Ferreira e Verônica Dalcanal
Coordenação do estúdio: Leonardo de Almeida e Osvaldo Austin
Estratégia de publicação e distribuição: Liliane Farias e Raíssa Saraiva
Direção de TV: Thiago Galvão
Intérpretes de Libras: Claudia Jacob e Jhonatas Narciso
Operação de VT: Bárbara Breia e TC Araújo
TP: Matheus Aldeia
Áudio: Ed Guimarães e Eduardo Sá
Câmeras: Décio Sousa, Diogo Mirandela e Robson Gomes
Auxiliar de câmera: Elias Carneiro
Iluminação: Luiz Oliveira e Luiz Nogueira
Auxiliar de iluminação: Paulo Telles
Identidade visual: Caroline Ramos
Motion design: Alex Sakata
Tecnologia da informação: Anderson Lopes de França, Eric Pinheiro e Reynaldo Prado
Sobre a competição
A Copa do Mundo de Futebol Feminino é disputada pelas seleções associadas à Federação Internacional de Futebol (FIFA). A competição é realizada a cada quatro anos - um ano após a Copa do Mundo masculina - desde 1991, quando a edição inaugural aconteceu na China.
As seleções disputam 31 vagas em uma fase de qualificação de três anos. A equipe do país anfitrião é automaticamente classificada com a 32ª vaga.
Em oito edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino, os Estados Unidos já venceram quatro vezes e são os atuais campeões após ganharem o torneio de 2019 na França. Os outros vencedores são Alemanha, com dois títulos, e Japão e Noruega, com um título cada.
Serviço
Copa Delas - novos episódios às terças e quintas-feiras
Spotify da Radioagência - https://podcasters.spotify.com/pod/show/radioagencianacional
YouTube da Rádio Nacional - https://www.youtube.com/@RadioNacionalBR