Telecine incentiva cineclubes de regiões periféricas com novo edital

Ação do Projetar no Cineclube Subúrbio em Transe (RJ). Foto: Divulgação/Telecine

Com o objetivo de expandir seu papel social, o Telecine lança o edital nacional Projetar Telecine de Incentivo a Cineclubes 2023, que contemplará seis cineclubes do Brasil com ações de apoio à estrutura e manutenção do cineclubismo em áreas periféricas. Como forma de fomentar a assiduidade nas sessões de cinema, os grupos selecionados irão receber um Kit Legado contendo telão, equipamentos de projeção de imagem e som, notebook e cadeiras. As inscrições podem ser feitas de 21 de julho a 21 de agosto através do site do projeto. A lista de contemplados será publicada no site do edital em 25 de setembro e os prêmios serão entregues a partir de 30 dias após a divulgação do resultado final.

Os vencedores da primeira edição do edital Projetar se unem aos seis cineclubes inicialmente contemplados pelo projeto, expandindo a comunidade para doze grupos que, além de receberem o Kit Legado, irão participar de workshops, rodas de conversa e eventos especiais com sessões de filmes cedidos pelo Telecine. E mais, todos os interessados que acessarem o edital saem ganhando, já que o site disponibiliza dois cursos online gratuitos na área: Formação Cineclubista, com Adriana Gomes do CineMotriz, de Brasília, e Estratégia de Mídia Social, com Thiago Dutra, Coordenador de Redes Sociais no Telecine.

Criado em 2016, o Projetar é uma iniciativa social da marca Telecine e tem como foco contribuir para a democratização do acesso ao cinema. Suas ações oferecem às populações em situação de vulnerabilidade social e econômica a oportunidade de fruição cultural, engajando e fortalecendo atores sociais que fazem da sala ou espaço de exibição de filmes uma ferramenta de transformação.


Ações do Projetar em 2022

Além de apoio e entrega do Kit Legado a seis cineclubes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, o Projetar premiou duas alunas do Cinema Nosso com cursos de formação complementar na indústria do audiovisual, através do projeto Mulheres Fazem Cinema; ofereceu os workshops ‘Produzindo Estratégias de Redes Para Filmes’ e ‘Produção e Distribuição Cinematográfica’ para estudantes do Cinema Nosso; promoveu, em parceria com a Firjan, workshop sobre mercado cinematográfico; e organizou exibições especiais de filmes com o Instituto Benjamin Constant (IBC), Fundação Dorina Nowill e Cinema Nosso.


Férias nos cineclubes

De olho na 'vibe das férias', o Telecine promove, durante o mês de julho, uma ação voltada a todos os parceiros do Projetar, que poderão escolher entre três títulos nacionais do acervo Telecine para uma exibição especial com direito a kit lanche, brindes e muita conversa sobre cinema. As instituições contempladas serão o Cinema Nosso, Instituto Benjamin Constant, Fundação Dorina e os seis cineclubes do projeto — Imbariê nos Trilhos (Duque de Caxias - RJ), Cine Bob – Papo Reto (Complexo do Alemão - RJ), Subúrbio em Transe (Vista Alegre - RJ), Cine Taipas (Jardim Alvina - SP), Cine Favela (Vila Heliópolis - SP) e Cine Motriz (Ceilândia - DF).


Edital Projetar Telecine de Incentivo a Cineclubes 2023

A quem se destina: Cineclubistas e pessoas interessadas em montar um cineclube em áreas periféricas, onde a população residente tem baixo ou nenhum acesso ao cinema.

Inscrições: gratuitas, de 21 de julho a 21 de agosto, através do site do edital.

Resultado final: a partir de 25 de setembro, no site oficial do edital.

Telecine incentiva cineclubes de regiões periféricas com novo edital Telecine incentiva cineclubes de regiões periféricas com novo edital Reviewed by Pablo on julho 21, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.