Série sobre grandes centros urbanos brasileiros pela visão de compositores e poetas estreia na TV Cultura

Divulgação TV Cultura


Nesta quinta-feira (13/7), estreia na TV Cultura a série documental Mapas Urbanos. A produção busca romper o maniqueísmo das visões sobre o Brasil como um país de beleza natural ou pobreza e traz a visão de compositores e poetas sobre as metrópoles São PauloRio de Janeiro e Salvador. Para isso, conversa com Caetano VelosoJoão BoscoBraguinhaMonarco, José Lino GrunewaldSebastião Uchoa Leite, Carlito AzevedoWally SalomãoJosé Carlos CapinanMargareth MenezesArnaldo AntunesJosé Miguel WisnikNelson AscherPaulo VanzoliniRegis Bonvicino e Tom Zé. Em nove episódios, vai ao ar às quintas-feiras, a partir das 19h30.

Mapas Urbanos tem como objetivo caracterizar as três cidades por intermédio dos depoimentos de alguns dos mais respeitados poetas e compositores populares do país. Não há locução em off – a narrativa é conduzida pela complementação ou embate entre depoimentos, imagens, poemas e músicas. O procedimento principal é projetar a representação da cidade sobre a própria cidade e indicar os espelhamentos entre ambas; o eixo condutor é a relação entre poesia, música, cidade e memória.


São Paulo

Em São Paulo, objeto das três primeiras partes, o filme destaca o crescimento rápido e desenfreado da cidade. Em 1870, era somente uma vila; em três décadas tornou-se uma cidade de 500 mil habitantes; hoje tem 16 milhões de habitantes na área metropolitana. Várias cidades foram construídas sobre um mesmo espaço, dando pouco tempo para que a memória pudesse cristalizar-se. “The Waste Land” de T. S. Eliot, “Zone”de Apollinaire e as investigações de Walter Benjamin sobre a Paris de Baudelaire são algumas representações invocadas para tentar dar conta dessa megacidade que não para de crescer nunca.


Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é decodificado inicialmente pela distribuição desigual de seu espaço físico: seja por motivos econômicos, seja pelas impossibilidades impostas pela natureza. Assim, por exemplo, enquanto uma parte da população pode desfrutar das belezas de “Garota de Ipanema”, a célebre canção bossa-nova de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, sobre uma passante do bairro homônimo, a outra vive com parcos recursos nos morros, de onde desponta uma música agressiva, caracterizada pela violenta crítica social, o funk. Um longo passeio pelo cotidiano do Morro da Mangueira é um destaque das três partes dedicadas ao Rio.


Salvador

Em Salvador é abordado o diálogo entre artistas e intelectuais estrangeiros, que trouxeram as vanguardas européias para a região, e a cultura popular desse antigo centro colonial. Esse jogo entre modernidade e a tradição produziu um movimento na música popular, o tropicalismo, que é uma das mais densas representações da vida metropolitana no Brasil hoje.

Série sobre grandes centros urbanos brasileiros pela visão de compositores e poetas estreia na TV Cultura Série sobre grandes centros urbanos brasileiros pela visão de compositores e poetas estreia na TV Cultura Reviewed by Pablo on julho 10, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.