Nesta quarta-feira (5/7), dia em que celebra um ano no ar, o Canal Empreender fez um balanço dos últimos 12 meses com um programa especial comandado por Sebastião Garcia (foto) ao vivo entre 9h e 11h. O destaque ficou por conta das histórias de empreendedores que foram impactados positivamente pela programação do canal. Depoimentos emocionantes e inspiradores de superação e de resiliência. Algumas experiências compartilhadas foram verdadeiras aulas de empreendedorismo.
A parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), que também está em festa comemorando 51 anos de existência, foi ressaltada diversas vezes porque a instituição faz as pessoas acreditarem na força de seus trabalhos. O Sebrae chega onde muitas vezes o poder público não consegue chegar, como disse a deputada federal Ana Ortiz (Cidadania/RS). "Levando educação e capacitação", declarou.
Ela participou do especial do Canal Empreender direto do lançamento da Frente Parlamentar pela Mulher Empreendedora. "O empreendedorismo é um caminho fundamental para poder discutir uma questão social, para dar oportunidade de pessoas sustentarem suas famílias com dignidade, no caso da frente parlamentar, as mulheres. Queremos ser esse vetor de buscar um ambiente de negócio para incentivar cada vez mais, mais mulheres a buscar sua liberdade financeira", disse a deputada.
Muitos empreendedores de sucesso também parabenizaram o canal e apontaram sua importância para a população brasileira, como Janete Vaz (Grupo Sabin), Talles Howard (The B-Burguer), Roberto Kalaes (Dr. Shape), Geraldo Rufino (JR Diesel), Ademario Santos (Ex Burguer), João Baroni (B.Lem), Edmar Mothé (Bio Mundo), Sthephanie Araujo (Made in God), Janguiê Diniz (Ser Educacional) e Sergio Zimermam (Petz), entre outros.
Alexandre Barreiro, da N2 Brasil, declarou que o canal é prestativo e esclarecedor. "Foi um orgulho participar desse primeiro ano", falou o empreendedor da área de gelatos.
Michelle Gonzaga, que participou do programa Vida de MEI, desejou vida longa ao canal para que muitas pessoas possam ser inspiradas e impactadas. Ela é empreendedora da área de gastronomia e vive em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
Elizandra Cerqueira, empreendedora social, foi uma das pessoas que deram os parabéns pelo primeiro ano do canal. "Esse canal que é superimportante, onde pessoas reais, com histórias incríveis são convidadas para compartilhar seus conhecimentos nas diversas áreas do mundo do empreendedorismo, que é uma possibilidade real nesse processo de transformação que vivemos", comentou.
A ideia do Canal Empreender foi justamente mostrar sua programação faz a diferença na vida de quem quer abrir ou gerenciar o próprio negócio. Uma das participantes que deu seu depoimento para a atração de aniversário, por exemplo, contou que foi procurada por cerca de 500 pessoas no mesmo dia em que apareceu na tela.
Só neste ano, entre janeiro e junho, a audiência do canal teve crescimento de 35%. São 280 programas inéditos por mês. O Empreender também aumentou sua presença na internet para que o telespectador possa consumir o conteúdo quando, como e onde quiser.
A grade do canal oferece conhecimento e se comunica com os 42 milhões de empreendedores do país, além de mais 51 milhões de empreendedores em potencial. Traz notícia, entretenimento e capacitação, reunidos em 24 horas de programação no ar, com o compromisso de apresentar informações relevantes, respaldadas por pessoas que tiveram experiências bem-sucedidas no empreendedorismo.
O Empreender está disponível nas principais operadoras de TV por assinatura para ser assistido de todos os cantos do país, e também busca mostrar a realidade de todas as regiões brasileiras.
Time do canal compartilha experiências
Além dos depoimentos dos empreendedores impactados pelo canal, participaram da festa no ar os talentos: os apresentadores e os especialistas que fazem parte do time do canal. Eles compartilharam um pouco das próprias experiências. Também para celebrar a data, um selo especial de um ano passou a ser exibido na tela do Empreender.
A apresentadora Luiza Tenan agradeceu a oportunidade de entrar na casa dos empreendedores. "Esse contato é gratificante. Eu também sou empreendedora há três anos e isso facilita para eu entender as dificuldades que essas pessoas passam."
Ela lembrou coberturas que fez em diferentes regiões do país, e em uma delas conheceu uma senhora com mais de 80 anos em uma feira, dona da empresa La Puta Madre. "Me marcou porque ela estava muito emocionada e, quando terminamos a gravação, as pessoas ao lado estavam chorando, eu estava chorando", contou a jornalista.
Luiza comanda o Estação, que mostra como empreendedores se preparam para diferentes datas para alavancarem vendas. Trata-se de um programa sem roteiro, que é construído conforme a história que vai contar.
O apresentador Marco Antônio Sabino, do Gente que Faz, abordou como foi um grande aprendizado as trocas com prefeitos de cidades de todo o país em sua atração. Ele também é empresário e afirmou: "A gente só aprende errando. Já cometi erros graves, e é nesse erro que a gente tem de dar a volta por cima e dar um rumo melhor ao seu negócio".
O mais importante na comemoração deste primeiro ano é que o Canal Empreender se consolida como a principal referência de informação para quem quer abrir, aprimorar ou expandir um negócio, seja por necessidade, oportunidade ou sonho.
Onde assistir?
O Canal Empreender tem a programação 100% voltada para o empreendedorismo e pode ser acessado por assinantes da Vivo (605), SKY(canal 568), Claro (562), além dos serviços streaming Vivo Play, UOL Play e Oi Play.