Em cartaz nos cinemas de todo o país, Oppenheimer, novo longa do aclamado Christopher Nolan, é protagonizado por Cillian Murphy no papel-título. Parceiro do diretor em outras produções, esta é a primeira vez em que o ator encabeça um filme do diretor britânico:
“Tive muita sorte de trabalhar com alguns atores notáveis no início de suas carreiras, e Cillian é um deles. Na primeira vez em que trabalhamos juntos, ele era novato nesse mundo, mas estava claro que tinha um talento extraordinário. Foi maravilhoso pegar o telefone e dizer ‘É isso, a hora chegou, este é o momento para você ser o protagonista, você pode assumir um personagem no qual vai usar todos os aspectos do seu talento e que vai desafiá-lo como nunca.’ Ele estava pronto para isso. A interpretação dele de Oppenheimer é a peça central do filme. Foi realmente um sonho realizado para nós dois”, afirma Nolan.
Em vídeo que acaba de ser divulgado pela Universal Pictures Brasil em seu canal no YouTube, o elenco compartilha um pouco de suas primeiras reações ao receberem o convite por parte do diretor. “Foi bem incomum. Demorei um pouco para entender (o roteiro). E aí eu pensei: ‘Uau, é uma responsabilidade enorme’”, disse Murphy. A atriz Florence Pugh, aos risos, afirmou: “Seria loucura recusar. E acho que essa seria a resposta de todos.”
Filmado em formato IMAX, o longa conta a história de J. Robert Oppenheimer, físico criador da bomba atômica. Com riqueza de detalhes técnicos e roteiro fiel aos acontecimentos biográficos e históricos, o filme oferece maior imersão cinematográfica ao público.
Oppenheimer é baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer” (Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer), de Kai Bird e Martin J. Sherwin e conta com um time de estrelas, como Cillian Murphy, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Josh Hartnett, Florence Pugh, Jack Quaid, Matthew Modine, Rami Malek, Gustaf Skarsgard, Gary Oldman, entre outros.
Mais informações referentes ao circuito do filme podem ser consultadas diretamente nos cinemas de cada cidade.
Link para vídeo especial:
Link para o trailer no Youtube:
Sobre o filme:
Escrito e dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer é um thriller épico filmado em IMAX que leva o público ao cerne do pulsante paradoxo vivido pelo enigmático homem que deve arriscar destruir o mundo para tentar salvá-lo.
O filme é estrelado por Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer e Emily Blunt como sua esposa, a bióloga e botânica Katherine “Kitty” Oppenheimer. O ator vencedor do Oscar, Matt Damon, retrata o General Leslie Groves Jr., diretor do Projeto Manhattan, e Robert Downey Jr. interpreta Lewis Strauss, um dos comissários fundadores da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos.
O elenco traz ainda Florence Pugh, indicada ao Oscar, no papel da psiquiatra Jean Tatlock; Benny Safdie como o cientista físico Edward Teller; Michael Angarano interpreta Robert Serber; e Josh Hartnett retrata o pioneiro cientista nuclear americano Ernest Lawrence.
Oppenheimer também é estrelado pelo vencedor do Oscar Rami Malek, e marca mais uma parceria entre Nolan e o ator, escritor e cineasta oito vezes indicado ao Oscar, Kenneth Branagh.
O elenco inclui Dane DeHaan (Valerian e a Cidade dos Mil Planetas), Dylan Arnold (franquia Halloween), David Krumholtz (A Balada de Buster Scruggs), Alden Ehrenreich (Han Solo: Uma História Star Wars), e Matthew Modine (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge).
O filme é baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer, “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer” (Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer), de Kai Bird e Martin J. Sherwin (1927-2021). Assinam a produção Emma Thomas, Charles Roven, da Atlas Entertainment, e Christopher Nolan.
Oppenheimer foi filmado em IMAX 65mm e 65mm em grande formato combinados, incluindo, pela primeira vez, seções de cinematografia analógica em preto e branco em IMAX.
Os filmes de Christopher Nolan, incluindo Tenet, Dunkirk, Interstellar, A Origem e a trilogia O Cavaleiro das Trevas, arrecadaram mais de US$ 5 bilhões nas bilheterias de todo o mundo, e conquistaram 11 prêmios Oscar e 36 indicações à estatueta dourada, incluindo duas de Melhor Filme.