“Resíduo”, série inédita de Marília Rocha (“A Cidade Onde Envelheço”), estreia no Canal Brasil na terça, dia 4 de julho, às 19h45. Em quatro episódios, a produção apresenta quatro escritoras e pensadoras brasileiras a partir de suas obras e de lugares que marcaram suas vidas. Beatriz Nascimento, Stella do Patrocínio, Patrícia Galvão (Pagu) e Henriqueta Lisboa enfrentaram uma sociedade que as proibia de pensar, de estudar, de frequentar universidades e as deixou sem espaço na história oficial.
"A realização da série foi um processo de descoberta de inúmeras escritoras, poetas e pensadoras brasileiras que tiveram suas obras e por vezes sua própria existência negada. Nosso desejo foi de reencontrá-las, ouvir suas palavras, voltar aos lugares que elas percorreram e que moveram suas histórias", comenta Marília Rocha, diretora da série. "O trabalho com material de arquivo foi um desafio particular. Fundamental destacar, além do trabalho com os pesquisadores da série, a importância dos acervos do Arquivo Nacional e Cinemateca. E também a gentileza das famílias das escritoras e dos detentores de obras preciosas do cinema nacional que permitiram seu uso para contarmos momentos específicos em cada episódio", explica uma das produtoras, Larissa Ribeiro.
No primeiro episódio, é contada a história da pesquisadora e historiadora Beatriz Nascimento, criadora do primeiro coletivo de estudantes e pesquisadores negros no país e uma das maiores pensadoras negras do Brasil. O segundo capítulo acompanha a poeta Stella do Patrocínio, diagnosticada com esquizofrenia e vítima de eletrochoques em um hospício que aprisionava majoritariamente mulheres pobres e negras. Depois de anos vivendo no local, uma mulher registra a voz de Stella, que ressoa até hoje em exposições pelo país. Os dois primeiros episódios são narrados por Pedrina de Lourdes Santos, Capitã da Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira, em Minas Gerais.
O terceiro episódio traz as vivências de Patrícia Galvão, jornalista, poeta e escritora. Conhecida como Pagu, a paulista revela em suas cartas - lidas pela escritora Leda Cartum - um feminismo e uma produção intelectual fundamentais para a história das mulheres. Para encerrar a série, o quarto episódio apresenta a poeta, tradutora e ensaísta Henriqueta Lisboa, primeira mulher a ser eleita para a Academia Mineira de Letras. Ela dedicou sua vida à literatura, com a publicação de dezenas de livros entre 1925 a 1982 e teve que lutar para ocupar espaços marcados apenas pela presença de homens. Os versos da mineira são lidos pela poeta Ana Martins Marques.
RESÍDUO (4X25’)
INÉDITO
Estreia: Terça, 04/07, às 19h45
Horário: Terças, às 19h45
Rebatidas: Quartas, às 8h; e quintas, às 13h45
Classificação: Livre
Sinopse: Resíduo é uma minissérie que reencontra mulheres do passado que ousaram falar e escrever. Elas enfrentaram uma sociedade que as proibia de pensar, de estudar, de frequentar universidades e que fechou sua entrada para a história oficial. A série traz quatro pensadoras que emergem desta história escondida e que abriram portas para as mulheres do presente: Beatriz Nascimento, Stella do Patrocínio, Patrícia Galvão e Henriqueta Lisboa.