Revolucionária na noite paulistana, festa ‘Chic Show’ vira documentário do Globoplay


Muita música, tradição e história para contar. A festa de black music que transformou a cena da cultura, política e do entretenimento para o jovem negro e periférico de São Paulo entre os anos de 1970 e 1990 ganha as telas em 2023 com um filme homônimo em celebração às cinco décadas de sua criação. E é na cidade que foi palco dos famosos bailes que ‘Chic Show’, produção Original Globoplay, será mais uma vez a estrela da noite. Nesta quarta, 14 de junho, o longa abre a 15ª edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, no CineSesc, em São Paulo. No sábado, 17, é a vez do filme ser exibido durante uma apresentação especial aberta ao público na Cinemateca Brasileira. O after, também está garantido, com um toque de nostalgia e um baile inspirado na ‘Chic Show’.

Idealizada pelo visionário Luiz Alberto da Silva, o Luizão, a festa é referência e se tornou um movimento de resistência, reinvenção e enaltecimento da cultura negra, alavancando carreiras de jovens artistas e ditando tendências da moda às músicas da época. Dirigido por Felipe Giuntini, o filme mergulha em detalhes da experiência de Luizão, traz depoimentos de artistas que se apresentaram na ‘Chic Show’ – tais como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Sandra de Sá e Carlos Dafé -, e mostra o impacto do baile sobre frequentadores como Péricles, Mano Brown, Ice Blue, Thaíde, Rappin’ Hood, Júnior Vox, Marquinhos Sensação e Salgadinho. Segundo o diretor geral, Emílio Domingos, esse documentário “não é só sobre música, cultura, hábitos, mas sobre a história do negro paulistano”.

Com a sensação de pertencimento que provocava, marcou a vida de anônimos e famosos. Mesmo de quem nunca foi ao evento, como Emicida, que exalta sua influência: “Tenho muitas imagens da ‘Chic Show’. Era um sonho do meu pai tocar nela”, revela o rapper.

Emotivo, cinematográfico e enraizado em São Paulo, o filme é uma imersão entre a cultura e a história. ‘Chic Show’ é uma produção Original Globoplay, com previsão de lançamento no segundo semestre de 2023 no streaming da Globo. Tem supervisão artística de Rafael Dragaud, direção geral de Emílio Domingos, direção de Felipe Giuntini, roteiro de Milena Manfredini e produção de Anelise Franco. A direção de gênero de Variedades é de Mariano Boni.

Serviço:   
Pré-estreia ‘Chic Show’ na 15ª edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical   
Quarta, 14 de junho.   
Local: CineSesc, em São Paulo   
Horário: 20/20h30

Exibição especial e baile abertos ao público   
Sábado, 17 de junho.   
Local: Cinemateca Brasileira, em São Paulo   
Horário: 19/19h30

Revolucionária na noite paulistana, festa ‘Chic Show’ vira documentário do Globoplay Revolucionária na noite paulistana, festa ‘Chic Show’ vira documentário do Globoplay Reviewed by Pablo on junho 14, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.