No 'Globo Repórter', como combater o estresse nosso de cada dia?

Foto: Globo/Divulgação

Falta de dinheiro. Medo de perder o emprego. Rotinas exaustivas, incluindo a vida doméstica. Preocupação com a saúde, com a violência. Excesso de exposição ao computador e ao celular. As causas e os gatilhos são variados e impactam cada organismo de uma forma diferente. Mas, o fato é que o estresse está atingindo cada vez mais pessoas, independentemente, de idade, do gênero e da classe social. É sobre esse tema que o ‘Globo Repórter’ se debruça nesta sexta-feira, 16 de junho, com reportagem de Lilian Ribeiro, Renata Ribeiro e Aline Oliveira.

“Esse é meu primeiro ‘Globo Repórter’! Então, só isso já tornaria o programa especial para mim. Mas, além disso, é um tema que está na vida de todo mundo. Então, não tem como não se identificar. Eu me peguei refletindo muito após cada entrevista, me perguntando: ‘Será que o celular está me deixando mais estressada? Como faço para aliviar essa ansiedade?’ ”, contou Lilian Ribeiro, que, no programa, falou ainda sobre a tensão que a abala nos dias de hoje: “Depois que eu tive um câncer de mama, a preocupação com a saúde é uma fonte de estresse, principalmente, quando vai chegando a época de exame. Eu quis dar também o meu depoimento, porque, de verdade, quando se trata de estresse, ninguém está sozinho nessa”.

A estreia no programa teve outros desdobramentos na rotina da jornalista. “Levei tanto para a minha vida que, depois de fazer uma aula pela primeira vez numa gravação do programa, virei aluna. Tenho praticado e está sendo incrível”, comentou Lilian, que também acompanhou o estresse gerado na vida de crianças e adolescentes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, submetidos a uma rotina de violência extrema na comunidade. “A gente precisa olhar muito para essa garotada, que sofre várias pressões. É uma geração estressada, com a ansiedade lá em cima, que precisa de ajuda. As escolas, famílias, todos nós temos que pensar sobre isso”.

O programa se dedica ainda a explica os sintomas e como tratar a síndrome de Síndrome de Burnout,  distúrbio emocional gerado por conta do esgotamento profissional. “A gente encontrou uma ex-professora de artes que trabalhou por quase  20 anos com crianças ensinando artes, trabalhando em dois turnos. A encontramos na escola na escola onde ela trabalhava, cenário onde a doença começou a se desenvolver. Quando ela entrou na sala, para dar entrevista, ela se transformou na minha frente, começou a suar frio. Peguei na mão dela, estava gelada, coração disparado, respiração ofegante. Ela estava estressada só de lembrar do excesso de trabalho”, relembra a jornalista Renata Ribeiro, que observou ainda de onde vem os primeiros os sinais de que algo está fora de controle. “A gente tem que ver os alertas que o próprio corpo está dando”.

O programa traz ainda uma pesquisa exclusiva que mostra que os problemas financeiros também tiram o sono de quase metade dos brasileiros. “Estresse é um assunto familiar para a maioria das pessoas. A vida corrida e o excesso de demandas tiram o humor, a paciência da gente, mas a preocupação com situação econômica e o endividamento também têm contribuído pra isso, afetado a saúde mental das pessoas. Não foi difícil encontrar gente com esse perfil, ou seja, que deve mais do que ganha e que ficou doente por isso. Começa com uma preocupação, depois vem o estresse, a tristeza e até a depressão. A pesquisa revela o alto grau de estresse financeiro dos brasileiros”, explica Aline Oliveira, sobre o programa que traz ainda receitas para tratar desse transtorno universal.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, 16 de junho, após ‘Terra e Paixão’.
No 'Globo Repórter', como combater o estresse nosso de cada dia? No 'Globo Repórter', como combater o estresse nosso de cada dia? Reviewed by Pablo on junho 15, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.