No Terra da Padroeira deste domingo (4/6), às 9h, Kleber Oliveira, Tonho Prado e Menino da Porteira recebem no palco da TV Aparecida uma atração de muita tradição no Sul do país: o Grupo Fandango de Tamanco Cuitelo. Formado por crianças, jovens e adultos, a trupe valoriza a tradição da música e dança típica.
O Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo, da cidade de Ribeirão Grande, foi fundado em 1964 por Pedro Vilarino Ferreira, conhecido como “Cuitelo”. O grupo, preocupado com a desvalorização e a perda da cultura caipira, formou a Associação Cultural Caipira Cuitelo, que visa resgatar as culturas tradicionais da região para futura geração.
Vale ressaltar que essa cultura cantada e sapateada foi trazida pelos tropeiros que vinham do Sul com grande influência caipira, uma das mais antigas tradições locais.
Outra atração do Terra da Padroeira desta semana é Belmonte e Amaraí, que após longa jornada formando dupla com outros músicos, se uniram e começaram a fazer sucesso em 1964. Mas, em 1972, Belmonte faleceu, vítima de um acidente automobilístico. Na curta, porém expressiva carreira de Belmonte, foram mais de uma centena de músicas gravadas. Diante disso, Amaraí seguiu depois cantando e formando outras duplas. Ele, porém, também faleceu em 2018 e, a partir de então, seu filho Francis segue mantendo o trabalho de Belmonte e Amaraí.
Alan e Aladim também estarão no programa, cantando seus sucessos. A dupla deu início a seus trabalhos em 1970, mas em 1992, José Nascimento (Aladim) faleceu. Com o tempo, diferentes cantores compuseram a dupla. Recentemente, Alan buscou por um novo Aladim, estendendo o convite a Rudy Reis. Alan gostou do estilo e voz do cantor ao assistir seus vídeos no Youtube e o convidou para compor a dupla.
E fechando as apresentações, Luiz Miguel e Daniel participam do quadro “Viola Pagodeira”. Os irmãos paranaenses, apaixonados pela música, iniciaram as carreiras ainda crianças. Ambos se apresentavam com o pai (Sereno). Em 2007 formaram a dupla Luiz Miguel e Daniel. Uma das músicas de maior destaque da carreira da dupla é “O que Já Era Meu”, que tocou em diversas rádios do Brasil e deu notoriedade nacional, chegando a ficar entre as principais músicas executadas por várias semanas.
Terra da Padroeira, domingo, às 9h