ĂšLTIMOS

Globo celebra os 125 anos do Cinema Brasileiro


PatrimĂ´nio da nossa cultura, o Cinema Brasileiro completa 125 anos na prĂłxima segunda-feira, dia 19 de junho. Como uma das maiores incentivadoras do cinema nacional, a Globo celebra a data com uma campanha que faz uma homenagem a filmes emblemáticos que contam as nossas histĂłrias e conversam com a nossa cultura. Com locução de Tony Ramos, a peça fala sobre a conexĂŁo e a emoção que o cinema nacional desperta em todos os brasileiros, atravĂ©s de falas de filmes que ficaram marcados ao longo destes 125 anos de histĂłria. Com o conceito “tem coisas que sĂł o cinema brasileiro diz”, a campanha Ă© assinada por Globo Filmes, Telecine, Canal Brasil e Globoplay.

A programação especial começa já na madrugada de domingo para segunda no Canal Brasil. O canal, que este ano completa 25 anos, vai fazer uma maratona com 125 filmes nacionais clássicos. Durante nove dias, da meia-noite de segunda (19) ao dia 27 de junho, a programação será totalmente dedicada a filmes nacionais. AlĂ©m de contar com seu vasto acervo de longas e curtas-metragens, o canal buscou tĂ­tulos novos para chegar a uma lista com filmes premiados internacional e nacionalmente, de diretores da velha guarda e da atualidade, e com todas as camadas da sociedade representadas por grandes artistas, algo que sĂł um parceiro histĂłrico do cinema brasileiro poderia fazer.

A maratona contempla todas as fases emblemáticas do cinema brasileiro, desde 1931, com o longa dirigido por Mário Peixoto, ‘Limite’, atĂ© filmes mais recentes que se tornaram sucessos de bilheteria, como ‘Minha MĂŁe É Uma Peça’(2013), do saudoso Paulo Gustavo e com direção de AndrĂ© Pellenz. Outros destaques sĂŁo os premiados ‘Bacurau’, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do PrĂŞmio do JĂşri de Melhor Filme no Festival de Cannes em 2019, e ‘Que Horas Ela Volta’, estrelado por Regina CasĂ© e dirigido por Anna Muylaert, que conquistou o trofĂ©u de Melhor Longa-metragem de Ficção na Mostra Panorama do Festival de Berlim em 2015. ‘A Vida InvisĂ­vel’, de Karim AĂŻnouz, e ‘Terra em Transe’, de Glauber Rocha, vencedores do Un Certain Regard em 2019 e do PrĂŞmio da CrĂ­tica Internacional - Fipresci em 1967, ambos no Festival de Cannes, tambĂ©m integram a lista.

Já o Telecine tambĂ©m preparou uma seleção especial de filmes histĂłricos. Na segunda-feira, alĂ©m de exibir os recentes ‘Medusa’, ‘Medida ProvisĂłria’, ‘TĂ´ Ryca 2’ e ‘Eduardo e MĂ´nica’, o Telecine Premium estreia os inĂ©ditos ‘Desapega!’ e ‘A Porta Ao Lado’, Ă s 20h15 e Ă  0h10, respectivamente. Já no Telecine Cult, haverá exibição dos clássicos ‘Rio, 40 Graus’, ‘O Pagador de Promessas’, ‘Ă€ Meia-Noite Levarei Sua Alma’ e ‘Cabra Marcado Para Morrer’. Todos os filmes podem ser assistidos, a qualquer momento, no catálogo do canal. E o Traz a Pipoca, podcast do Telecine, lança um episĂłdio especial com as apresentadoras Renata Boldrini e Bruna Scot recebendo as cineastas Karine Teles e Sandra Kogut. O conteĂşdo fica disponĂ­vel tambĂ©m na segunda (19) no Youtube, Globoplay e Spotify.

TambĂ©m na segunda, a TV Globo exibe o filme ‘NĂŁo Vamos Pagar Nada’ na SessĂŁo da Tarde. Uma coprodução da Globo Filmes, a comĂ©dia Ă© baseada na premiada peça de teatro italiano de Dario Fo e tem Samantha SchmĂĽtz, Edmilson Filho, Flávio Bauraqui e Fernando Caruso no elenco. Mais tarde, no Tela Quente, será exibido o inĂ©dito ‘Pureza’, uma grande produção do cinema nacional, vencedora de mais de 30 prĂŞmios nacionais e internacionais, que conta com uma atuação impressionante de Dira Paes no papel principal. Baseado em uma chocante histĂłria real, o filme acompanha a maranhense Pureza, que desafiou fazendeiros e jagunços para resgatar o filho caçula da escravidĂŁo contemporânea na AmazĂ´nia brasileira.

No streaming, o Globoplay vai disponibilizar um trilho especial com filmes de vários gĂŞneros para todos os gostos. TĂ­tulos que vĂŁo desde os clássicos do cinema atĂ© as mais recentes estreias para assistir quando e onde quiser. ComĂ©dias como “Minha MĂŁe Ă© uma Peça 3”, “Bem-vindo a Quixeramobim”, “O Auto da Compadecida”, “Um Tio quase Perfeito 2” e “Minha Vida em Marte”; dramas como “Marighella”, “Medida ProvisĂłria”, “Pureza”, “Doutor Gama”, “2 Filhos de Francisco”. “Amado” , “O Rio do Desejo” e “Que Horas Ela Volta”; ação e suspense em filmes como “Bacurau”, “Tropa de Elite 1 e 2”, “10 Segundos para Vencer”, “O SilĂŞncio da Chuva” e “Carandiru”; infantis como “Laços – Turma da MĂ´nica”, “Gaby Estrella” e “D.P.A. 2”; e clássicos como “Central do BrasilCidade de Deus”, “O Pagador de Promessas”, “Bye Bye Brazil”, “Dona Flor” e “MacunaĂ­ma”. Para conferir a lista completa, basta clicar aqui.

TambĂ©m comemorando 25 anos este ano, a Globo Filmes, que já acumulou mais de 261 milhões de ingressos vendidos no cinema em sua histĂłria, tem atualmente cinco filmes em produção e planeja lançar mais 33 longas em 2023. Na semana comemorativa, entra em cartaz o filme “Derrapada”, de Pedro Amorim, que traz Nanda Costa, Matheus Costa, Luis Miranda e Heslaine Vieira no elenco e a participação especial do skatista Bob Burnquist. Outros longas de destaque que chegam aos cinemas brasileiros ainda este ano sĂŁo “Meu Nome Ă© Gal”, “Grande SertĂŁo”, “Mussum – O Filmis”, “Tá Escrito” e as comĂ©dias “TĂ´ de Graça” e “Minha IrmĂŁ e Eu”. Com mais de 450 filmes lançados nestes 25 anos, a Globo Filmes foca na qualidade artĂ­stica e na diversidade de conteĂşdo para encantar o pĂşblico brasileiro e levar cultura a milhões de pessoas.

Ficha técnica campanha

Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Diretor de Criação: Ricardo Moyano
Gerente de Criação: Fabio Mayumi 
Coordenador de Criação: Alice Bandeira
Criação: Daniel Develly
Diretora de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente SĂŞnior de Atendimento: Suzana Prista
Atendimento: Julia Celandroni 
Edição: Rennan Salgado
Motion design: Luiz Felipe Bracarense

Nenhum comentário