“Eu desenvolvi ansiedade durante meu tratamento para engravidar”, declara Graciele Lacerda no Pod Ser Melhor desta segunda (26)
Roberta Miguel com Graciele Lacerda e Kênia Gama (Foto: Rogério Pallatta/SBT)
O “Pod Ser Melhor” desta segunda-feira, 26 de junho, traz como tema o empreendedorismo feminino, sucesso profissional e a independência emocional e financeira. As convidadas são: Graciele Lacerda, influenciadora, empresária e musa fitness, e Kênia Gama, mentora, escritora e palestrante. O episódio vai ao ar às 18h no canal do SBT no YouTube.
A apresentadora Roberta Miguel pergunta à Kênia como conseguir o êxito profissional, já que muitas mulheres batalham para conquistar um triunfo na área do trabalho:
“A gente quer ter uma independência emocional e financeira e os dados mostram que as mulheres empreendem por necessidade. Hoje, a maioria dos lares são sustentados por mulheres, seja porque elas não têm um parceiro ou porque precisam complementar a renda, e elas fazem a primeira coisa que aparece: fazer um bolo de pote, vender roupa em consignação, vender semijoia, o que aparecer, e isso é um erro, porque a gente só consegue ter sucesso profissional naquilo que é nosso dom e nosso talento, naquilo que a gente faz muito bem. Trabalhar em algo por necessidade chega uma hora que se perde a motivação”, diz a escritora.
Graciele se considera uma pessoa disciplinada, qualidade que a ajudou a alcançar suas metas com mais facilidade e organização: “Ter um objetivo é muito legal. É importante traçar um objetivo na vida. Antigamente eu anotava na agenda tudo o que eu ia fazer na semana. [...] Eu anoto tudo porque eu me perco, mulher tem mil coisas para cuidar, mil coisas para ver. Eu sou assim, porque eu sou libriana, eu tenho que fazer tudo direitinho senão eu me perco. Eu tenho uma rotina e o Zezé [Di Camargo] me faz enlouquecer, mas a gente acostuma, porque eu traço uma rotina e não saio dela.
Falta de controle emocional pode prejudicar no desenvolvimento profissional. Graci declara que adquiriu ansiedade após o tratamento de fertilidade: “Eu não era ansiosa, eu desenvolvi a ansiedade durante meu tratamento para engravidar, porque são várias etapas e cada etapa começa a me angustiar e eu comecei a ter ansiedade. Hoje, eu sou um pouquinho. [...] Minhas crises de ansiedade, que são controláveis, aparecem em algumas situações, como ir na minha mãe, fazer um podcast, mas acho que eu consigo me controlar”, diz a musa fitness.
A especialista dá uma dica valiosa para as mulheres progredirem no mundo profissional: “É muito importante que a mente, o coração e o corpo estejam em um único lugar, isso vai dar mais produtividade, mais foco e vai dar mais flow, mais confiança, mais presença”.
O “Pod Ser Melhor” vai ao ar quinzenalmente, às segunda-feira, às 18h00 no canal do SBT no YouTube e nas plataformas de áudio.