Foto Larissa da Silva Marques |
Nesta sexta-feira (23/6), o Estação Livre fala sobre as lutas e os benefícios que elas trazem para o corpo e a mente, dissociando do conceito de violência. Mostra também como as artes marciais ensinam a ter disciplina e espiritualidade. Apresentado por Cris Guterres, o programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
A edição apresenta também as lutas brasileiras, como capoeira e xondaro, que são instrumentos de defesa e misturam luta com dança e música.
Para debaterem o tema, o Estação Livre recebe no estúdio Soraia André, atleta olímpica do judô, e Roberto Vicente, mestre em jiu-jitsu e profissional de educação física.
A atração conta com reportagens sobre a capoeira; o projeto social Apenas 1 Filho, do campeão estadual e brasileiro de jiu-jitsu Walmir Roberto da Silva, em Capão Redondo; e o legado deixado pelo maior atleta da história do boxe, Muhammad Ali; e mostra o xondaro, técnica de dança e luta utilizada pelos indígenas Guaranis.
O Estação Livre apresenta ainda o método de defesa pessoal inspirado nas artes marciais e um dos mais renomados atletas de artes marciais do país, Espedito Pantera Negra, que conquistou importantes títulos no kickboxing e kung Fu. Por fim, o programa traz uma matéria sobre o Festival Internacional Sesc de Circo.