'De Raspar o Tacho’: Receitas lança podcast de humor e gastronomia em parceria com o Globoplay

Foto: Mariucha Mota

Quais os tipos de cuscuz que existem no Brasil? Sabia que dá para comer formiga na farofa? Seria o limão o alimento mais “pau para toda obra” da casa do brasileiro? O jornalista e comediante Pedro Duarte debate, com muito bom humor, esses e outros elementos pitorescos da culinária nacional no “De Raspar o Tacho”, novo podcast do Receitas em parceria com o Globoplay. Disponível a partir desta sexta (23) no site do produto digital de gastronomia da Globo, no catálogo de podcasts do Globoplay e nas principais plataformas de áudio, o programa traz crônicas que levam o ouvinte a um passeio pela cultura brasileira por meio da comida.

Ao longo de 25 episódios, cada um com aproximadamente 30 minutos, Pedro e convidados de diversos estados do país conversam sobre curiosidades relacionadas ao consumo de pratos típicos, como acarajé e canjica, refletem sobre hábitos alimentares, tal qual comer um docinho depois do almoço, e até discutem a versatilidade de alguns ingredientes, como o ovo. O conteúdo conta também com a opinião de especialistas e do próprio público, entrevistado pelo apresentador em visitas a comércios populares.

O influenciador Jhonatan Marques e a chef Paloma Zahir são algumas das presenças especiais do podcast semanal, com novos episódios às sextas-feiras. Para tornar a experiência do “De Raspar o Tacho” ainda mais completa, os ouvintes poderão conferir no Receitas não só os lançamentos, mas o preparo de alguns pratos citados no programa e saber mais sobre os temas trazidos por Pedro Duarte e os convidados. “Esperamos que as pessoas se divirtam assim como a gente se divertiu para produzir. Queremos ser uma companhia alegre para lavar louça, ir à academia, escutar no metrô”, destaca o jornalista.

Sobre o primeiro episódio 
“De Raspar o Tacho” estreia no clima das festas juninas com o episódio “O problema da Canjica”. O humorista conduz um bate-papo descontraído com a criadora de conteúdo Marina Sofia sobre as diferenças regionais no consumo dos pratos à base de milho. Um dos casos que a dupla comenta é a variação de nomes da sobremesa feita com grãos de milho-branco – canjica, no Sudeste, e mungunzá, no Nordeste. Ouça aqui.

O podcast é um original do Receitas em parceria com o Globoplay. A direção e produção são de Pedro Duarte.

Entrevista com o apresentador Pedro Duarte:

1. Qual a sua relação com a gastronomia? De onde surgiu a vontade de falar sobre o lado pitoresco e cômico da culinária brasileira?  
Pedro Duarte: Eu gosto das histórias que as comidas contam e nos fazem contar. É impossível ir a um boteco e não ver alguém rindo alto ou uma pessoa sozinha, com uma garrafa de cerveja, olhando para o nada. No programa, a gente mistura a crônica bem-humorada - que é essa observação do cotidiano - com o que a gente aprendeu a chamar de brasilidade.

2. Conte como foi apresentar o podcast ‘De Raspar o Tacho’. Como foi o processo de curadoria de temas e convidados para os episódios? 
Pedro Duarte: Nós temos convidados de todas as capitais brasileiras, nem que seja para dar um depoimento curto. O programa prioriza quem tem o que contar, não importa se é famoso ou se é o cara da esquina que faz cachorro-quente: o que importa é trazer algo novo, que, às vezes, não tem espaço na mídia mainstream. Escolhemos ingredientes, pratos, receitas, para, ao longo dos 25 episódios, redescobrir a brasilidade. A brincadeira é que só a comida é capaz de unir o Brasil!

3. Você acredita que a gastronomia é um tema que tem potencial de crescer na podosfera?  
Pedro Duarte: Sem dúvida! O “De Raspar o Tacho” é muito dinâmico: você piscou, algo novo aconteceu. A estrutura se molda ao tema. Tivemos total liberdade para trabalhar e vamos falar de comida de um jeito novo. Claro que tem lembranças e o lado afetivo. Mas, e aí, o que podemos fazer agora? Como consigo experimentar essa comida? Por que não chega na minha região? O desafio de fazer podcast é esse: ser autêntico e inovador, independente do tema.

4. Qual foi o episódio do ‘De Raspar o Tacho’ em que você mais se divertiu, seja na produção ou apresentação?  
Pedro Duarte: O episódio "Limão pra toda obra!" foi muito bacana porque fomos para a rua e as respostas das pessoas foram surpreendentes. Também tem o "Formiga-Raimunda, feia de cara…", no qual a gente experimenta as bundinhas da tanajura! O mais bonito e revelador, para mim, é "A polêmica do cuscuz" - fiquei impressionado com a importância que o preparo tem na nossa história. Se tem uma comida que pode unir o país é o cuscuz.

5. Por ser um podcast que mistura gastronomia e humor, tem alguma curiosidade ou diferencial que você ache válido destacar?  
Pedro Duarte: Temos pessoas de todo o país, falando livremente sobre sua comida preferida, doce, bebida, e também sobre costumes. Descobrimos sobre um Brasil pouco retratado na mídia tradicional. Além disso, vamos para a rua, então é sempre uma aventura e cada resposta é uma surpresa. A gente escreve o roteiro, mas é o nosso povo que dá o tempero.
'De Raspar o Tacho’: Receitas lança podcast de humor e gastronomia em parceria com o Globoplay 'De Raspar o Tacho’: Receitas lança podcast de humor e gastronomia em parceria com o Globoplay Reviewed by Pablo on junho 23, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.