No dia 28 de junho, o Futura apresenta uma programação que celebra o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, que reforça as ações de combate ao preconceito, dentro do processo educativo e cultural nas telas do canal. Durante o dia e se estendendo até a madrugada do dia 29, nove programas para adultos, jovens e crianças, entre documentários, curtas e entrevistas, vão mostrar um pouco desse universo, onde o preconceito ainda é muito presente.
A sigla, que representa lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais, não-binárias e todas as demais existências de gêneros e sexualidades, está em constante construção e, nesse sentido, a escolha dos conteúdos segue essa atualização e promove a diversidade, a inclusão e uma visão de equidade entre todos os gêneros e orientações sexuais. “A curadoria dos conteúdos traz, mais uma vez para as nossas telas, a representatividade dos olhares e das vivências da comunidade LGBTQIAPN+. São narrativas audiovisuais cada vez mais potentes, que mostram como a sociedade evolui e identifica o nosso público numa agenda importante do nosso cotidiano”, ressalta Marcio Motokane, supervisor artístico e membro do Grupo de Trabalho (GT) de Diversidade e Inclusão da Fundação Roberto Marinho.
Os conteúdos do Futura LGBTQIAPN+ também estão presentes no Globoplay: na categoria de séries e documentários, na categoria Educação e no próprio Canal Futura dentro da plataforma de streaming.
Programação:
Ao longo da programação
Pílulas: Jornalistas do Canal do Futura, de forma dinâmica, apresentam informações e dados sobre o Orgulho LGBTQIAP+
08h15 e 17h45
Quintal TV - Gênero: Existem muitas possibilidades de gêneros nos dias de hoje. Quais são as diferenças entre identidade de gênero e sexo e o que é biológico e o que é cultural nessa construção?
12h
Mundo.Doc -Traços: Cinco mulheres contam histórias sobre cicatrizes que possuem pelo corpo e compartilham o processo de autoaceitação que vai além dos próprios traços.
20h
Conexão Futura - 10 Anos do Casamento Homoafetivo no Brasil: A união homoafetiva no Brasil comemora 10 anos desde a decisão do STF e do CNJ, e o país registra mais de 76 mil casamentos em uma década. O Conexão vai debater os desafios de gays e lésbicas para o tão esperado sim. Entrevista com Silvana de Monte, membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/RJ.
22h30
Mundo.Doc - Meu Corpo É Político: O filme aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões sobre a população trans e suas disputas políticas.
23h25
Mundo.Doc – Nem: Ativista, prostituta e mãe postiça, Indianare surge como porta bandeira da comunidade transgênera do Brasil. Ela transmite à nova geração tudo o que sabe sobre revolução, noite e liberdade.
29/06 - 00h25
Curtas Co.Liga - Nóis é Cria!: O documentário Nois é cria! mostra como o movimento do funk LGBTQIPN+ constrói identidades estéticas e expressões criativas que lutam pela liberdade e diversidade de gênero, raça e classe.
00h40
Curtas Co.Liga - A Última Categoria – AUC: Documentário que conta através das vivências de Aryan Louboutin, a importância da valorização cultural do vogue e os preceitos que cercam a comunidade LGBTQIA+ no ballroom.
00h55
Curtas Co.Liga - Time de Aquiles: Time de Aquiles segue a relação pessoal de homens LGBTQIA+ com o futebol. Explorando suas vidas, suas paixões, medos e inspirações, descobrimos como esse amor em comum une diferentes realidades.