‘Biocêntricos’ revela a biomimética e suas inovações inspiradas na natureza

Imagem do documentário ‘Biocêntricos’ (Divulgação: Curta!)

A biomimética é um processo de inovação científica que busca solucionar problemas humanos através de exemplos da natureza. O documentário "Biocêntricos", a ser exibido no Curta!, narra as histórias de nove personagens cujas vidas foram transformadas por inovações inspiradas na natureza, destacando desde o funcionamento das árvores até as estratégias de sobrevivência de plantas e animais. As filmagens foram feitas no Brasil, Estados Unidos, Japão e Costa Rica. A direção é de Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim.

Entre as histórias apresentadas, estão a dos designers Bruno e Pedro Rutman, que desenvolveram um método inovador de reflorestamento; a de Benki Piyãko, líder indígena que promove o intercâmbio entre conhecimentos ancestrais e ciência moderna; e a de Eiji Nakatsu, engenheiro que redesenhou o trem-bala japonês usando como modelo um pássaro, o que gerou redução no consumo de energia. O documentário também destaca Fred Gelli, um famoso designer que busca eliminar o rótulo de "consumidor" dos seres humanos.

A biomimética foi citada pela primeira vez pela americana Janine Benyus, em 1997. É um processo multidisciplinar de inovação tecnológica inspirado pela natureza, que possui 3,8 bilhões de anos de experiência. Diferentes áreas da atividade humana incorporam práticas biomiméticas a cada ano, transformando o futuro em um presente mais eficiente e sustentável. O documentário é narrado pela própria Janine.

Janine Benyus é uma ativista e bióloga que defende o uso das estratégias naturais para resolver problemas humanos. Ela é uma das principais promotoras da biomimética. O documentário mostra como esta área da ciência está presente em diversos campos, como ecologia, arquitetura, design, química, engenharia e biologia.

“No momento em que submergimos em discussões simplificadas do bem contra o mal, Janine faz emergir uma visão de amplo alcance, promovendo uma agenda comum a todos, conjugando o olhar realista e atento ao sistema em que vivemos com o desenho, ainda viável, de um mundo que priorizará a continuidade da vida”, afirma Ataliba Benaim, codiretor do documentário.

"Biocêntricos" é uma produção da Aiuê em coprodução com Globonews, Globo Filmes, Spcine e canal Curta!. A estreia é na Quinta do Pensamento, 22 de junho, às 21h.

Curta! exibe 'Depois da Primavera' em alusão ao Dia Mundial do Refugiado

Vinte de junho é o Dia Mundial do Refugiado e, em celebração à data, o Curta! exibe na semana o documentário exclusivo “Depois da Primavera”. A produção, dirigida por Isabel Joffily e Pedro Rossi, parte da história real de Adel e Hadi Bakkour, dois jovens irmãos sírios que moram no Rio de Janeiro, para fazer uma analogia com a realidade política do Brasil. Enquanto brasileiros não compreendem os reais motivos da guerra na Síria, os dois refugiados não entendem os conceitos de “direita” e “esquerda” daqui.

Separados da família, os jovens de Aleppo chegaram ao Brasil em um momento delicado na política, com manifestações frequentes e pleitos que eles não conseguem entender, mas buscam se estabelecer no país na expectativa de trazerem seus pais. Com o tempo, vão se desvinculando de seus costumes e aderindo aos hábitos locais.

O filme apresenta imagens da rotina dos irmãos no Brasil e fotos da época em que moravam na Síria, confirmando as muitas mudanças sofridas por eles, inclusive na forma de se vestir. Quando o encontro com a família finalmente acontece, em uma visita passageira, os pais percebem que os filhos mudaram, e que a nova realidade trouxe transformações físicas, políticas e religiosas.

As divergências políticas brasileiras são analisadas pelos irmãos, que refletem sobre a questão da liberdade no país, uma vez que protestos contra o governo são permitidos, algo impraticável na Síria. Porém, acreditam que em nada resultam, pois os políticos ignoram as reivindicações do povo.

“O que me irrita no Brasil é que, supostamente, temos mais liberdade comparando com a Síria, mas eu vejo uma ditadura aqui também, vejo tortura. Você sai para se manifestar, grita, xinga o presidente. Mas ninguém se importa. No final, eles fazem o que eles querem. Estão roubando mais, tudo está ficando mais caro. O que você ganha, então?”, questiona Adel.

“Depois da Primavera” é uma produção da Coevos Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme também está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, acessado na ClaroTV+, ou no site CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo. A exibição é na Sexta da Sociedade, 23 de junho, às 22h30.


Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 19/06

22h20 – “Belchior - Apenas um Coração Selvagem” (Documentário)

O cantor e compositor Belchior, falecido em 2017, foi um dos artistas mais singulares e misteriosos do cenário brasileiro. Sua vida e sua carreira são narradas neste documentário composto por um rico material de arquivo, principalmente entrevistas e apresentações musicais. Essas imagens ilustram a história de vida de Antônio Carlos Belchior, que nasceu em uma família numerosa de 23 irmãos, em Sobral, no Ceará. O documentário mostra sua formação em medicina e sua mudança para São Paulo, investindo na possibilidade de ser músico profissional, e reflete sobre essa experiência e outros temas importantes para ele. Sua relação com o sucesso e com a opinião pública — que o considerava ora um ‘sex symbol’, ora um rebelde — também é um assunto abordado. Entre as músicas apresentadas ao longo do documentário, estão clássicos como “Apenas Um Rapaz Latino-Americano”, “Alucinação”, “Galos, Noites e Quintais”, “Medo de Avião”, “Paralelas” e, entre as últimas cenas do filme, “Tudo Outra Vez”, que, de forma autobiográfica e emocionante, resume a trajetória do artista contada até ali. Direção: Camilo Cavalcanti e Natália Dias. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de junho, terça-feira, às 02h20 e às 16h20; 21 de junho, quarta-feira, às 10h20; 24 de junho, sábado, às 15h30; 25 de junho às 20h20.

PROMO: https://youtu.be/Sk7Y0rwlNt0


Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 20/06

23h – “Novo Mundo, Pintura de Rua na América Latina” (Série) – Estreia do episódio: “Peru”

As imagens que ilustram os muros das cidades modernas guardam uma estreita relação com os seus habitantes. Na América Latina, essa relação é ainda mais profunda, uma vez que a sua arte urbana nasceu ligada a processos de resistência, rebelião e transformação que marcaram as últimas décadas. A realidade de indivíduos e grupos silenciados na cultura “formal” ganha voz neste fenômeno social e estético, que traz à tona traumas, reivindicações e sonhos que jamais circulariam de outra forma dentro da indústria cultural. A série explora um país diferente a cada episódio. Direção: Belisario França e Juan Tamayo. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de junho, quarta-feira, às 03h e às 17h; 22 de junho, quinta-feira, às 11h; 24 de junho, sábado, às 21h; 25 de junho, domingo, às 11h.

PROMO: https://youtu.be/JyoL0cFBZj8


Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 21/06

21h45 – “No Intenso Agora” (Documentário)

Através de imagens de arquivo, João Moreira Salles elabora não apenas um filme, mas as memórias de Elisa Moreira Salles, sua própria mãe, além de reconstituir acontecimentos que marcaram o século XX, registrados em vídeos amadores por ela. Partindo do vermelho vivo da revolução cultural implementada por Mao Tsé-Tung, na China, o filme — narrado pelo próprio João Moreira Salles — apresenta imagens feitas de maneira informal por Elisa, em meio a uma realidade totalmente diferente da que ela vivia. Surpreendendo o que o próprio filho esperava da mãe, suas impressões configuram profunda admiração pelo que estava diante de seus olhos. Passando para os registros feitos em maio de 1968 em Paris, onde a família Moreira Salles residia, o diretor também se utiliza de gravações feitas por fontes distintas — além das filmagens da sua mãe — para tentar reconstituir a força do movimento estudantil da época, que culminou em uma greve geral que parou o país. A narrativa busca refletir sobre o que teria levado a esse estopim. Outro momento histórico analisado através de imagens gravadas por Elisa — também complementadas por vídeos de outros autores — foi a Primavera de Praga, na então Tchecoslováquia. O filme traz, ainda, imagens breves do Brasil da época. Direção: João Moreira Salles. Duração: 127 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 22 de junho, quinta-feira, às 01h45 e às 15h45; 23 de junho, sexta-feira, às 09h45; 25 de junho, domingo, às 15h.

PROMO: https://youtu.be/FFWrgksgllE


Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 22/06

21h – “Biocêntricos” (Documentário)

Como você reinventaria o seu mundo tendo a natureza como modelo? Essa e outras provocações são respondidas através do olhar e da voz da bióloga e biomimetista Janine Benyus. Percorrendo diversos cantos do planeta, Janine revela o nascimento e os princípios que orientam a biomimética: uma metodologia transdisciplinar de inovação tecnológica que busca soluções para nossos problemas, por meio da observação e da inspiração da natureza e do planeta Terra. Direção: Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim. Duração: 108 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de junho, sexta-feira, às 01h e às 15h; 24 de junho, sábado, às 13h30; 25 de junho, domingo, às 22h.

PROMO: https://youtu.be/rwJ4f29Ylx4


Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 23/06

22h30 – “Depois da Primavera” (Documentário) – Dia do Refugiado

Os irmãos sírios Adel e Hadi Bakkour vão às ruas do Rio de Janeiro lutar pela democracia no país onde escolheram viver. É a história se repetindo — há alguns anos, precisaram deixar a Síria, tomada pela resposta violenta do governo ditatorial aos protestos que pediam por uma abertura democrática. Seis anos após a partida dos irmãos, a família se reencontra em um Brasil em transformação. Direção: Pedro Rossi e Isabel Joffily. Duração: 83 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 24 de junho, sábado, às 02h30; 25 de junho, domingo, às 13h20.

PROMO: https://youtu.be/xWFsWMeC7u0


Sábado, 24/06

20h30 – “Caminhos dos Orixás” (Série) - Episódio: “Ogum - O forjador de Tecnologias” 

A série documental aborda os principais orixás do candomblé, seus arquétipos e suas representações. Neste episódio, o tema é Ogum. Caçador e agricultor, ele é o deus do ferro, o guerreiro enérgico, forte, impulsivo e temperamental. Forjando o ferro no fogo, Ogum é aquele que sai na frente abrindo os caminhos para o progresso e a tecnologia. Representa a ordem. Com ele não existe nada pela metade, quando ele vai para guerra é para vencer, e é incapaz de perdoar uma ofensa. Triunfa quando todos perderam as esperanças. Direção: Betse de Paula. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horário alternativo: 25 de junho, domingo, às 10h30.

PROMO: https://youtu.be/hGM3rmCc1bQ


Domingo, 25/06

18h – “Cientistas Brasileiros” (Série) - Episódio: “Marcelo Gleiser”

A série apresenta a vida e o trabalho de brasileiros que se destacaram internacionalmente em campos variados da ciência. Neste episódio, acompanhamos a trajetória do físico teórico e escritor Marcelo Gleiser (1959), autor de inúmeros livros sobre ciência e filosofia, professor da Faculdade Dartmouth, nos EUA, e ganhador do Prêmio Jabuti em 1998 e do Prêmio Templeton em 2019. Direção: Rodrigo Grota. Duração: 52 min. Classificação: Livre.

PROMO: https://youtu.be/d4IILEC85KY

‘Biocêntricos’ revela a biomimética e suas inovações inspiradas na natureza ‘Biocêntricos’ revela a biomimética e suas inovações inspiradas na natureza Reviewed by Pablo on junho 16, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.