Neste domingo (2), a TV Brasil exibe, às 9h, mais um episódio inédito do Agro Nacional. A equipe de reportagem do programa foi até o Parque Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais, para conferir a ExpoZebu 2023, 88ª edição da maior feira de raças zebuínas do mundo. O evento revelou uma participação cada vez maior das mulheres como protagonistas no setor agro e o Espaço ABCZ Mulher ofereceu uma programação especial para elas.
A atração da emissora pública também mostra projetos que visam dar uma destinação correta para os resíduos de cadeias produtivas como açaí e pescados, auxiliando os produtores rurais do Arquipélago do Bailique, no estado do Amapá, e de outras comunidades do Beira Amazonas. Os projetos são frutos de uma parceria entre a Universidade do Estado do Amapá e o fundo JBS pela Amazônia, com foco na chamada economia circular.
O público também vai conhecer quais são os principais cuidados que os suinocultores devem ter no manejo dos animais em todas as etapas, desde a gestação e a maternidade até a terminação dos porcos. Uma das precauções mais importantes é a atenção com a biosseguridade das granjas de suínos para evitar a entrada e a disseminação de doenças no rebanho.
Outra matéria revela como o Brasil está caminhando para se tornar uma grande referência mundial na pecuária aliando produtividade com sustentabilidade. A utilização de novas técnicas e tecnologias tem permitido que os pecuaristas brasileiros tenham uma produção cada vez mais eficiente com consciência ambiental.
Na Fazenda São José, em Guaratinguetá, interior de São Paulo, o programa destaca as particularidades da criação de vacas leiteiras na região do Vale do Paraíba. Uma reportagem explica como a tecnologia, a genética e o conhecimento são fundamentais para que os produtores consigam uma boa produção de leite em condições climáticas desfavoráveis.
Ao longo da edição deste domingo, o público vai conferir ainda como a tecnologia pode ser utilizada para ajudar os produtores rurais na rentabilidade, produtividade e governança em seus negócios. O setor do agronegócio está mais moderno e inovador, exigindo cada vez mais conhecimento e planejamento estratégico por parte das empresas. Uma boa gestão com foco na sustentabilidade é um ponto essencial para o sucesso.
O Agro Nacional foi também até o município de Bagé, estado do Rio Grande do Sul, para conhecer um pouco mais sobre o bioma pampa e toda sua complexidade, através do trabalho da Embrapa Pecuária Sul na região. O centro atua há mais de 30 anos disponibilizando tecnologias nas áreas de bovinocultura de corte, de leite e ovinos.
E em um restaurante de um hotel em Itajaí, estado de Santa Catarina, a produção traz uma receita diferente que combina brigadeiro com bacon.
Sobre o programa
O Agro Nacional é um programa da TV Brasil produzido em parceria com o Canal Rural. Apresentada por Jaqueline Silva, a atração traz o universo do campo hoje para a telinha. Exibida semanalmente, a série vai ao ar na emissora pública aos domingos às 9h, com reprise aos sábados às 8h.
Em reportagens, entrevistas e quadros variados, a produção aborda temas que envolvem a cultura rural de maneira simples e com linguagem acessível a todos os públicos. A atração exibe matérias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de parceiros como o canal Vale Agrícola e das emissoras afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Com uma perspectiva que abrange as peculiaridades das diferentes regiões do Brasil, o programa discute assuntos diversos como tecnologia 4.0, alimentos orgânicos, economia baseada no agronegócio, gastronomia, sustentabilidade e também aspectos sobre a cultura e a produção agrícola.
O Agro Nacional ainda destaca as agendas dos principais eventos do setor que movimenta milhões de reais no país. A série também mostra os índices e tabelas de preços que regulam o mercado produtor brasileiro.