Foto Larissa Marques |
Nesta sexta-feira (12/5), o Estação Livre aproveita o Dia da Abolição da Escravatura, 13 de maio, para falar sobre negritude, liberdade e assuntos que atravessam a existência preta. Participa da edição, a psicóloga Cida Bento, diretora do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) e uma das personalidades mais influentes do mundo em diversidade. Apresentado por Cris Guterres, o programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
Ao lado de Cida Bento, no Estação Livre, está o advogado ativista Ewerton Carvalho. Eles debatem sobre os muitos casos de trabalho análogo à escravidão descobertos recentemente, perfilamento racial e genocídio de populações negras e indígenas, e como essas situações ferem os direitos humanos e afetam física e psicologicamente a vida das pessoas.
O programa traz ainda reportagens sobre a teologia negra, a beleza preta e a necessidade de produtos específicos para a diversidade de cores e texturas, e a relação do vestuário das populações negras com a cultura, espiritualidade e ancestralidade.
Por fim, a atração apresenta a ação de enfrentamento ao racismo, da rede municipal de ensino de São Paulo, que distribuiu 128 mil bonecas e bonecos negros e bolivianos nas escolas de educação infantil, e uma matéria sobre os bailes black, ambiente que dita tendências de moda e música até os dias de hoje.