Neste domingo (14/5), o Persona homenageia a atriz, diretora de teatro e coreógrafa brasileira Clarisse Abujamra. Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, a edição relembra os principais momentos da vida da artista e sua trajetória profissional pela dança, teatro, cinema e televisão. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 21h.
Atilio Bari começa o programa dizendo que apesar do ambiente teatral presente na casa de Clarice - ela é sobrinha-neta de Antônio Abujamra -, a sua primeira opção, no início da carreira, foi a dança. “Não me lembro de ter feito outra coisa na minha vida desde sempre. Diz a minha mãe que. com quatro anos de idade, ela me levou para uma escolinha de dança e nunca mais sai. E quem mais me incentivou a buscar novos horizontes, mesmo dentro da dança, foi o senhor Abu”, conta.
A atriz comenta, em outro momento da entrevista, que quando começou a coreografar para o teatro é que entendeu esse universo. “Eu estava de madrugada em casa, batem na porta violentamente, era Maria Della Costa desesperada, ela tinha uma estreia no dia seguinte e a protagonista saiu do elenco (...) Maria falou: “só você pode me salvar (...) a peça inteira é coreografada, você praticamente dirigiu aquilo tudo (...) por favor, entra em cena” (...) não deu tempo nem de fazer a barra da saia (...) uma semana depois a Yolanda Cardoso falou: “vai ser atriz e saiba que eu já sou sua madrinha””, diz.
Sobre sua relação com o cinema, Clarisse fala: “Eu temo muito o fazer cinema, o único local que eu não temo (...) é o teatro, ali eu não tenho medo de nada (...) pro bem ou pro mal, ali é o meu canto. Já no cinema, eu tremo dos pés à cabeça”, confessa.
O Persona traz também os depoimentos de Marika Gidali, Oswaldo Mendes, Antonio Carlos Assumpção, Walderez de Barros, Dalton Vigh e Pedro Granato.