O Arte1 participa do Mobile Photo Festival com uma categoria própria. O maior festival latino-americano de mobgrafias (fotografia com celular) também celebra neste ano sua primeira década. Voltado aos fotógrafos amadores, o evento incentiva a produção digital e busca descobrir novos talentos na área. Em comemoração aos 10 anos do canal, a categoria Arte1 tem como tema "1 imagem para 10 anos de arte". Entre 20 de março e 16 de abril, os concorrentes publicaram suas fotos no Instagram, identificadas com as hashtags #10anosdeArte1 e #mobgraphia. Cinco jurados avaliaram centenas de imagens: Caio Carvalho (diretor-executivo do Arte1), Gisele Kato (editora-chefe do Arte1), Claudio Feijó (fotógrafo, mentor do reality “Arte na Fotografia”, do canal Arte1), Eder Chiodetto (fotógrafo, mentor do reality “Arte na Fotografia”, do canal Arte1) e Ricardo Rojas (fotógrafo, fundador da Mobgraphia). No dia 27 de abril, o canal divulgou em suas contas nas redes sociais os dez pré-selecionados e, no dia 8 de maio, foram anunciados os cinco finalistas da categoria. Uma exposição no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, de 20 de maio a 25 de julho, reunirá em versão impressa as cinco fotografias de cada uma das sete categorias que compõem o Mobile Photo Festival 2023. Os vencedores de cada grupo serão conhecidos durante uma cerimônia de abertura da mostra, na noite do dia 19, no próprio MIS. "Celebrar o aniversário de dez anos da Mobgraphia com o canal Arte1 é muito especial. A parceria valorizou imensamente o festival deste ano, e trabalhar com estes jurados incríveis foi uma experiência riquíssima. Além disso, as fotos submetidas são de muita qualidade e sem dúvida será um prazer continuar esta parceria", diz Ricardo Rojas. “O espírito do festival tem tudo a ver com o que acreditamos aqui no Arte1. Olhar o mundo com as lentes das artes é ter a chance de ampliar as possibilidades de escolhas de indivíduos e da sociedade, e de sonhar novos futuros possíveis. A categoria Arte1 no Mobile Photo Festival foi mais uma forma de comemorarmos o aniversário de 10 anos com o público. E com outra instituição decana que admiramos, a Mobgraphia!”, diz Gisele Kato, editora-chefe do canal Arte1.
Saiba mais sobre Mobile Photo Festival 2023 - Muito Além do Celular Democrático e inclusivo, o festival é aberto a todos que fotografam com smartphones e tablets. Neste ano, destaca a importância do legado analógico e faz uma reflexão sobre a aplicação das inovações tecnológicas, na fotografia com celular. “Neste ano, as novas tecnologias embarcam na exposição, integrando fortalecendo a mobgrafia, demonstrando respeito pela arte analógica, com maior destaque no passado próximo, e apresentando uma degustação do que está por vir no futuro da arte com o uso de novas tecnologias”, explica Rojas. O maior festival latino-americano de mobgrafias (fotografia com celular) acontece uma vez ao ano no MIS, com exposições das fotos finalistas e vencedoras, de fotógrafos convidados, como o fotógrafo premiado Luis Crispino, com polaroides inéditas apresentadas impressas e em NFT, retratando pessoas comuns, estimulando o público a encontrar o diferente no comum. E o fotógrafo mundialmente reconhecido na moda, Jacques Dequeker, trazendo uma mostra de sua história profissional, transitando da fotografia à inteligência artificial – “DEQUEKER, o passado e o futuro”. Além de mesas redondas, palestras e workshops.
Exposição Mobile Photo Festival 2023 – Muito Além do Celular De 20 de maio a 25 de julho Horário: terças a sextas: 11h às 19h; sábados, domingos e feriados: 10h às 18h Entrada gratuita Endereço MIS: Av. Europa, 158 - Jardim Europa - SP |