Na semana da Páscoa, a TV Brasil apresenta o documentário "Drama da Paixão", longa-metragem sobre o espetáculo ao ar livre que reúne milhares de pessoas na pequena cidade de Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo. A montagem épica mobiliza o município para encenar a vida e a morte de Jesus Cristo.
A produção está em cartaz na sessão Cine DOC desta sexta (7), às 22h30. Além da janela na telinha da emissora pública, o filme também pode ser acompanhado no app TV Brasil Play. A película revela os bastidores da mobilização do município para recriar uma das histórias mais icônicas de todos os tempos.
A manifestação cultural envolve os moradores da região. Os populares ganham a chance de participar da dramatização. Reunidos por motivações diferentes, os integrantes do elenco amador habitam por dois meses um universo onde Jerusalém e Hollywood tentam coexistir.
A jornada de Santana de Parnaíba para representar aqueles personagens marcantes é realizada desde 1997. O espetáculo reúne centenas de pessoas, entre atores, figurantes, coro e bailarinos para dar conta de todos os atos da interpretação.
Câmera acompanha bastidores da cena
A atração da TV Brasil mostra entrevistas com a população que integra a equipe do espetáculo. Por três dias, a Barragem Edgard de Souza, às margens do Rio Tietê, serve de cenário para a superprodução. Palcos enormes, cavalos, danças coreografadas e fogos de artifício fazem do show um evento singular.
Diretor do espetáculo desde sua primeira edição, Edimilson Andrade comanda as equipes e relata durante o filme seu estímulo para dar vida à Paixão de Cristo. A equipe do longa acompanha todos os passos, desde o ensaio inicial até a última apresentação. Da forma mais natural possível, sem intervenções, câmeras captam a interação dos artistas nos bastidores.
O documentário nacional captura a motivação dos participantes, que revelam suas percepções acerca da peça, uma narrativa de grande peso simbólico. Este registro dá ao espectador uma noção cronológica da produção, que ganha ritmo e complexidade à medida que a estreia se aproxima.
Montagem gigantesca ao ar livre
A reconstrução teatral da Paixão de Cristo é tradição no Brasil, especialmente em Santana de Parnaíba. O evento é considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto do país sobre o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A manifestação cultural realizada promovida no interior paulista, só tem dimensão menor que a montagem pernambucana em Nova Jerusalém. A peça movimenta o turismo: milhares de pessoas viajam para testemunhar o espetáculo e assistir a montagem da multidão.
A encenação costuma ocorrer no começo do mês de abril, às margens do Rio Tietê, na Barragem Edgard de Souza, no km 40 da Estrada dos Romeiros. O espetáculo ao ar livre atrai também fiéis à cidade para acompanhar por cerca de duas horas e meia a iniciativa que combina elementos teatrais e belezas plásticas em palcos e cenários com estruturas temporárias.
Ficha Técnica
País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: Documentário. Direção e roteiro: Luísa Pereira e Rafael Baliú. Produção: Maíra Corrêa. Produção executiva: Laila Pas e Rafael Baliú. Montagem: Bruno Rezende. Reprise. 102 min. Classificação Indicativa: Livre.