Para reverenciar o violonista, compositor e musicólogo Turíbio Santos, que completou 80 anos em março, a TV Brasil apresenta um especial com música e depoimentos neste sábado (29), às 23h15. Além do homenageado, a atração inédita conta com a presença de amigos, ex-alunos e admiradores do mestre.
A produção "Um sarau para Turíbio" foi gravada com exclusividade no histórico estúdio 3 da emissora pública, no Rio de Janeiro, em parceria com a Rádio MEC que transmitiu o encontro ao vivo na estreia da nova temporada do programa Sala de Concerto. O conteúdo fica disponível no app TV Brasil Play.
Considerado uma das principais referências do violão no país, o experiente artista se emocionou com a homenagem. Durante o especial, os convidados destacam a vida e a obra de Turíbio Santos e seu talento dedicado em prol da valorização da música clássica brasileira.
A produção exalta a trajetória do veterano e seu legado para a cultura nacional. Com carreira reconhecida internacionalmente e produção fonográfica marcante, o maranhense Turíbio Santos é um dos maiores intérpretes dos trabalhos de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
O repertório executado no programa contempla três obras de Heitor Villa-Lobos: "Prelúdio 3", "Choros n⁰1" e "Melodia Sentimental". A seleção ainda traz "Oblivion", de Astor Piazzola; "Clair de Lune", de Claude Debussy; "Danza del Molineiro", de Manuel de Falla; de Villa-Lobos; "Estudo Villalobiano", de Sergio Barbosa; "Seu Nicanor", de Turíbio Santos.
O musical temático reúne artistas que compartilharam momentos importante da trajetória de Turíbio Santos. O especial recebe diversas gerações de músicos como os violonistas Adriana Ballesté, Mara Lúcia Ribeiro, Marcia Taborda, Maria Haro, Wagner Meirelles e Sergio Barbosa, que assim como o mestre, também é compositor.